Novo arquivo histórico de Famalicão inaugurado a 9 de julho, investimento de 1ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 24 jan (Lusa) - O novo Arquivo Histórico Municipal de Famalicão, que entre obras e aquisição de mobiliário custou mais de um milhão de euros, vai ser inaugurado a 9 de julho, informou hoje fonte municipal.

Atualmente, o espólio que relata os mais de 800 anos de Famalicão está guardado na cave do edifício dos Paços do Concelho e em outros espaços do município, "sem as devidas condições de segurança e de conservação dos documentos".

A transferência do espólio para as novas instalações começará na quarta-feira, pelo que a partir desse dia o arquivo estará encerrado ao público.

O novo arquivo, que ostentará o nome do historiador Alberto Sampaio, será inaugurado a 9 de julho, dia evocativo do 28.º aniversário de elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade.

"Com a mudança de instalações, o arquivo ganhará uma nova dimensão e dignidade, fazendo justiça à história e identidade da cidade de Famalicão, bem como ao nome de Alberto Sampaio", referiu o presidente da Câmara, Armindo Costa.

O novo arquivo histórico fica instalado na antiga Casa Malheiro, na rua Adriano Pinto Basto, no centro da cidade, edifício que para o efeito sofreu obras de remodelação e adaptação.

As obras implicaram a criação de diversos espaços, como a biblioteca com zona de leitura, uma área destinada à consulta de suportes especiais e artigos de referência, sala de restauro, sala de digitalizações, depósito de peças especiais, sala de receção de documentação, sala de reuniões e gabinete de arquivista.

"Ao mudar-se para o centro da cidade, o arquivo conquistará um lugar de destaque na cultura famalicense", disse ainda Armindo Costa.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.