PAN/Gondomar denuncia lixo na zona ribeirinha de Valbom, câmara contesta

PAN/Gondomar denuncia lixo na zona ribeirinha de Valbom, câmara contesta
| Norte
Porto Canal

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) criticou hoje a "elevada concentração de lixo ao longo de toda a zona ribeirinha de Valbom", no concelho de Gondomar, denúncia que "surpreende" o presidente socialista da câmara que garante "não corresponder à realidade".

Em comunicado, o PAN refere que tem recebido "várias denúncias a dar conta da elevada concentração de lixo ao longo de toda a zona ribeirinha de Valbom, em particular junto aos passadiços" e pede a intervenção da Câmara de Gondomar.

A concelhia do PAN/Gondomar avança que já solicitou "uma série de esclarecimento ao executivo municipal, nomeadamente que soluções serão encetadas para resolver a situação e se já foram realizadas, ou se estão previstas, ações de sensibilização para a preservação do espaço em questão".

O PAN também quer saber se o local é alvo de fiscalização ou policiamento regular e fala em "insegurança" para quem usufrui desta zona.

A agência Lusa contactou o executivo municipal de Gondomar, no distrito do Porto, que disse conhecer já este comunicado e as exigências do PAN, mas quanto ao que é denunciado manifestou "surpresa".

"Não corresponde à realidade", garantiu o presidente socialista da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Na mesma nota, o PAN diz que efetuou por sua iniciativa uma ação de limpeza na zona, tendo tido "oportunidade de constatar, mais uma vez, esta mesma realidade, ao recolher lixo que resultou em dezenas de sacos cheios no final, inclusive entulho".

"É incompreensivelmente, e segundo nos continua a ser relatado por cidadãos, pouco ou nada se alterou desde então. Da parte do executivo municipal, urge uma aposta séria e concertada na resolução deste problema que já se arrasta há vários anos neste local, seja através de ações de sensibilização numa primeira fase, seja com a posterior fiscalização necessária", refere o Pessoas-Animais-Natureza, acrescentando estar "totalmente disponível para colaborar com a câmara na resolução deste problema antigo".

Confrontado com esta descrição, Marco Martins devolveu o desafio ao PAN e questionou em que dia é que foi realizada a limpeza descrita, reafirmando que não tem conhecimento da situação retratada.

"É que é tão disparatado o que descrevem que não merecem resposta", apontou o autarca de Gondomar.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.