Autarca de Viseu saúda sinalização do corredor ferroviário Aveiro-Salamanca como prioritário

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 09 abr (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou hoje que a sinalização do corredor ferroviário Aveiro - Salamanca como uma prioridade é "um passo positivo", mas que ainda há "muitas perguntas sem resposta".

Ao comentar à agência Lusa o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, divulgado na terça-feira no Portal do Governo, o autarca saudou "o facto de o Governo, neste conjunto de prioridades e naquilo que sinalizou junto da União Europeia, ter indicado o corredor Aveiro -- Salamanca".

"Significa que o esforço de debate público e a concertação que fizemos do ponto de vista do Centro e Norte de Portugal mereceu acolhimento da parte do Governo", frisou.

No entanto, o antigo secretário de Estado da Economia admitiu ter ainda "muitas dúvidas relativamente à forma como tudo se irá passar", porque o plano "abre diversas perspetivas".

Almeida Henriques considerou que, durante o debate técnico, terão de ser encontradas "soluções que se encaixem na disponibilidade financeira, mas que sirvam de uma forma mais cabal o Centro e Norte do país".

"Ainda há um trabalho bastante grande para fazer e estamos disponíveis para, com o Governo, encontrarmos a melhor solução", acrescentou.

Na sua opinião, a melhor solução passaria pela "construção de uma linha nova entre Aveiro e Mangualde e depois a melhoria da Linha da Beira Alta até à fronteira".

O autarca disse ser preciso defender uma solução que tenha "uma abordagem ferroportuária e, ao mesmo tempo, logística", potenciando as exportações do país, mas sem esquecer os passageiros.

Almeida Henriques sublinhou o facto de o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas ter assinalado também como prioridade a melhoria da ligação rodoviária de Viseu a Sul, "independentemente do caminho a seguir para atingir o objetivo final", uma vez que a obra terá de ser feita com investimento privado.

"A cidade-região de Viseu pede uma rodovia mais competitiva a Sul, que reduza em 30 minutos a ligação a Lisboa", frisou.

O autarca esclareceu que, ao invés de uma ligação Viseu -- Coimbra, prefere falar numa "ligação de Viseu a Sul", que poderia passar, por exemplo, por "construir autoestrada até Santa Comba Dão e depois ela aproveitar para ir pelo traçado da antiga Estrada Nacional 2 e ir ter ao Itinerário Complementar 13, em Condeixa".

"Iríamos sair a Sul de Coimbra. Continuaria a haver o Itinerário Principal 3 para quem fosse só para Coimbra. Quem fosse para Norte iria pela A25 e quem fosse para Sul aproveitaria esta nova autoestrada, aí eventualmente com portagem", acrescentou.

Também no caso desta obra, Almeida Henriques se disponibilizou para dialogar e trabalhar com o Governo na procura da melhor solução.

Já o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, preferiu não comentar o que refere o plano relativamente a esta obra.

AMF/JEF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.