Covid-19: João Paulo Rebelo considera que figura da coordenação regional faz sentido

| Política
Porto Canal com Lusa

Viseu, 19 jun (Lusa) -- O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, considerou hoje fazer sentido a existência de uma figura de coordenação regional como a que foi criada a propósito da covid-19.

"Se é um facto que algumas respostas do Estado, nomeadamente as forças de segurança, GNR, PSP e Proteção Civil, já têm histórico de colaboração e interação regular, outras não têm as mesmas oportunidades de relação e, naturalmente, há ganhos quando essa integração de respostas acontece", disse João Paulo Rebelo à agência Lusa.

O governante é, desde 06 de abril, o coordenador da execução das medidas de combate à pandemia da covid-19 na Região Centro, primeiro na fase do estado de emergência e, atualmente, do estado de calamidade.

Segundo João Paulo Rebelo, "a criação das autoridades de coordenação regional no contexto da pandemia teve o objetivo de assegurar uma melhor articulação e coordenação dos diversos serviços da administração central de nível regional e distrital, garantindo uma interlocução com as autarquias locais e diversas entidades dos setores social e económico".

"Não só o objetivo foi alcançado, como senti sempre um reconhecimento generalizado das diversas entidades no terreno de que esta figura da coordenação regional faz todo o sentido", contou.

Questionado sobre a comparação que tem sido feita entre os atuais coordenadores regionais e os antigos governadores civis, João Paulo Rebelo lembrou que o papel destes "era também o de articulação e, muito importante, o estabelecimento de canais com as diversas áreas setoriais do Governo para uma resposta mais eficiente e eficaz nos territórios".

Assim sendo, "compreende-se que haja essa colagem das funções dos governadores civis às agora desempenhadas pelas autoridades de coordenação regional", acrescentou.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.524 pessoas das 38.089 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.