Inquérito/PPP: Lusoponte é "um dos piores exemplos" de concessões com portagem real

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 18 jun (Lusa) -- A Lusoponte é "um dos piores exemplos" de concessões tradicionais com portagem real com encargos para o Estado, tendo custado já cerca de 850 milhões de euros, conclui o relatório da comissão de inquérito às Parcerias Público-Privadas (PPP).

Com 500 páginas e 180 conclusões, o documento foi hoje apresentado no Parlamento pelo relator social-democrata Sérgio Azevedo, segundo o qual "o Estado deve encetar o quanto antes negociações com a concessionária", de forma a defender o interesse público, "evitando no futuro que o Estado incorra em compensações financeiras tão elevadas".

Em conferência de imprensa, o deputado lembrou que a concessão Lusoponte, em 18 anos de existência, "foi renegociada por nove vezes" e que os acordos de reequilíbrio financeiro (FRA) daquela concessão já custaram aos contribuintes portugueses cerca de 850 milhões de euros, especificando o relatório que 525 milhões de euros resultam de compensações contratuais e 322 milhões de euros em compensações por não cobrança/manutenção/actualização do custo de portagem.

"O relatório reconhece que embora a concessão Lusoponte satisfaça as necessidades públicas, não respeita um dos espíritos essenciais subjacentes à Parceiras Público-Privadas, o da redução dos custos do Estado", sublinhou Sérgio Azevedo.

Ainda no que diz respeito às PPP rodoviárias, o relator destacou também a concessão da Brisa e, apesar de reconhecer o esforço do ex-secretário de Estado Paulo Campos na renegociação de 2008, sublinhou que o contrato "continua a ter rentabilidades fortíssimas", sendo que isso foi o "que correu menos bem" na renegociação, tal como o ex-governante tinha admitido no passado.

"O Estado deve encetar o mais oportunamente possível uma renegociação deste contrato de forma a defender ainda mais o interesse público", frisou Sérgio Azevedo, citando o relatório.

Quanto às concessões Douro Litoral e Litoral Centro, o deputado social-democrata classificou-as como "financeiramente inviáveis tendo em consideração o elevado endividamento bancário das concessionárias".

JMG // PDF

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.