CIM do Alto Tâmega proíbe festas e romarias até 30 de setembro

CIM do Alto Tâmega proíbe festas e romarias até 30 de setembro
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega não vão autorizar qualquer licença para romarias, festas e eventos similares até 30 de setembro devido à pandemia de covid-19, anunciou o organismo.

Em comunicado, a CIM do Alto Tâmega, que junta seis municípios do distrito de Vila Real, explicou que a decisão se deve aos “graves riscos de saúde pública associados à propagação da pandemia”.

As autarquias de Chaves, Boticas, Montalegre, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena “não vão autorizar qualquer licença para romarias, festas e eventos similares que decorram até final do mês de setembro”.

A nota realça ainda que a decisão tem em consideração “as orientações do Governo relativas à proibição de festivais e situações análogas até 30 de setembro e da Conferência Episcopal relativas ao adiamento de festas, romarias e outras atividades similares também até 30 de setembro”.

Além do cancelamento de celebrações como feriados municipais, festas das localidades ou romarias nos seis concelhos, na cidade de Chaves foi cancelado o Festival N2 e a Festa dos Povos, que estavam previstos para agosto.

Em Valpaços não se irá realizar a Feira Franca, enquanto em Vila Pouca de Aguiar a Feira do Mel (agosto) e a Feira das Cebolas (setembro) irão ter um formato diferente, com espaços para os produtores locais escoarem a sua produção, explicou a autarquia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.524 pessoas das 38.089 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.