CCDR: PCP/Porto diz que eleição é novo expediente para travar regionalização

| Norte
Porto Canal com Lusa

O PCP/Porto acusou esta sexta-feira PS e PSD de estarem há anos “empenhados” em travar a regionalização, nomeadamente com o atual “acordo” sobre a “chamada democratização” das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional” (CCDR), através da eleição dos seus presidentes.

Em conferência de imprensa, a Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP alertou que “a proposta de lei para a eleição/nomeação do presidente e vice-presidentes” das CCDR “confirma a sua subordinação ao governo”, pois “uma estrutura com um presidente eleito por autarcas irá executar orientações determinadas pelo poder central e o seu incumprimento determinará a cessação de mandato”.

“A concretização da regionalização não se faz com expedientes deste tipo, mas antes com a aprovação da criação das regiões administrativas, como o PCP há muito defende e o PS e o PSD insistem em se opor”, afirmou André Gregório, da DORP.

Em 04 de junho, o Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que irá permitir a eleição indireta dos presidentes das CCDR, prevista para o mês de setembro.

A DORP refere-se ao sufrágio como o “chamado processo de democratização das CCDR”, notando estar em causa uma “expressão do acordo PS/PSD (António Costa/Rui Rio)” para “bloquear a regionalização”.

Para o PCP/Porto, “a concretização das regiões administrativas persiste como um dos desígnios constitucionais por cumprir”, devido “ao empenho do PS e do PSD que, ao longo dos anos, tudo têm feito para impedir a concretização da regionalização”.

“Assim foi em 1996, com uma alteração constitucional acordada entre esses dois partidos, numa convergência que assumiu nova expressão no verão de 2018 no acordo PS/PSD (Costa/Rio), celebrado para bloquear a regionalização e uma efetiva descentralização, dando espaço à transferência de encargos para as autarquias locais”, observou André Gregório.

A eleição indireta do presidente das CCDR configura, de acordo com os comunistas, “um expediente semelhante ao que anteriores governos se socorreram para iludir o incumprimento da Constituição”.

Isto aconteceu, de acordo com o PCP, “com a criação das Comunidades Urbanas ou as Comunidades Intermunicipais”, com o objetivo de “impedir um verdadeiro processo de descentralização”.

“No enquadramento atual, marcado por um atabalhoado e errado processo de transferência de encargos e responsabilidades para as autarquias, as CCDR serão corresponsabilizadas em processos de degradação do território que acentuarão injustiças e desigualdades e que contrariarão os interesses das populações”, avisa o PCP.

Para os comunistas, “a lei que resulta do acordo PS/PSD irá ainda fazer emergir condenáveis processos de luta por protagonismos que em nada contribuem para a resolução dos problemas das populações ou da região, como é exemplo o impasse atual na eleição para a comissão executiva da Área Metropolitana do Porto”.

O PCP sustenta que, “além de um desígnio constitucional há décadas adiado, a criação das regiões administrativas é parte integrante de um verdadeiro processo de descentralização da organização do Estado”.

A sua criação é, dizem, “fundamental para o desenvolvimento harmonioso das regiões, no combate às desigualdades e assimetrias existentes entre territórios”.

Para a DORP, “a criação das regiões administrativas, para além de dar coerência à organização administrativa do Estado e permitir a articulação entre os vários níveis de poder do Estado, é fator determinante para o desenvolvimento regional, o investimento público, a melhoria da prestação dos serviços públicos e o aprofundamento da autonomia do poder local”.

“Mas a regionalização permite também aprofundar o regime democrático, através da eleição direta dos seus órgãos e do incentivo à participação popular”, acrescentam.

A eleição indireta dos presidentes das CCDR será feita por um colégio eleitoral composto pelos presidentes e vereadores das câmaras municipais e pelos presidentes e membros das assembleias municipais (incluindo os presidentes de junta de freguesia) da respetiva área territorial.

Até agora, os presidentes das cinco CCDR - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - eram nomeados pelo Governo.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.