Autárquicas: Pizarro (PS) aposta na criação de fórum para desenvolvimento do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 18 abr (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, renovou hoje o compromisso de criar um fórum para o desenvolvimento da cidade, que reúna organizações patronais, trabalhadores, através de sindicatos, universidades e laboratórios de investigação.

Em declarações à Lusa, no âmbito de um almoço com cerca de 70 dirigentes sindicais de cerca de 20 estruturas que manifestaram hoje o apoio à sua candidatura, Manuel Pizarro afirmou pretender que este fórum "possa servir como um conceito estratégico para a definição de linhas de orientação para a atração de empresas e da atividade económica do Porto".

"E também [servir] de espaço de concertação social a partir do Porto", disse, "visto que este Governo despreza em absoluto esse esforço de concertação social".

O socialista disse que "é preciso dar voz a todos", classificando este almoço com dirigentes sindicais como uma iniciativa que o distinguirá "dos dois principais candidatos do espaço centro-direita".

"Não estou a imaginar que nem o representante do Governo no Porto, o candidato do PSD, nem o candidato independente, apoiado pelo CDS, consigam reunir o apoio do mundo do trabalho e do mundo sindical", referiu.

Manuel Pizarro congratulou-se com o apoio dos dirigentes de sindicatos afetos à UGT e CGTP, afirmando que "na sociedade atual há um enorme desequilíbrio contra aqueles que vivem do seu esforço e trabalho do quotidiano", tendo em conta que "toda a governação tem sido conduzida de forma a menosprezar os direitos e as dificuldades de quem trabalha".

Em declarações à agência Lusa, Almerindo Rego, do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde, afirmou que "Manuel Pizarro é um elemento inovador" e "um homem que tem provas dadas quanto a ser um defensor do poder local e dos serviços de saúde tão carenciados são na nossa região".

"É um homem que não está para se servir na câmara municipal mas para servir a cidade do Porto", considerou.

Segundo o dirigente sindical, o encontro teve como objetivo a manifestação do "reconhecimento por um trabalho notável que Manuel Pizarro fez enquanto secretário de Estado da Saúde", estando convencidos que este trabalho será repetido "quando for eleito presidente da Câmara do Porto".

Já Mário Mourão, presidente do Sindicato dos Bancários do Norte, explicou que este "almoço de apoio dos sindicalistas socialistas a Manuel Pizarro" surge "num momento em que o Porto é uma das regiões mais afetadas pelo desemprego".

Na opinião do sindicalista, "a Câmara do Porto tem dinheiro para gastos sumptuosos como as corridas e recusa uns parcos euros para a realização da feira do livro".

"Quando Manuel Pizarro for eleito, terá que privilegiar muito o diálogo com os parceiros sociais e com as forças vivas da cidade", disse.

Para Mário Mourão, "o Porto já merece ter um presidente da Câmara que se preocupe com estas questões", destacando a sensibilidade social de Manuel Pizarro, um "gestor rigoroso" que "coloca o homem no topo da escala das prioridades".

JAP/JF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.