PCP defende que saída da 'troika' é meramente formal

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 abr (Lusa) - O secretário-geral do PCP defendeu hoje que a saída da 'troika' "é meramente formal", alegando que a atual política vai continuar, e manifestou-se indisponível para entendimentos nesse contexto, considerando que "isso significaria aceitar a paz dos cemitérios".

No final de uma reunião com o primeiro-ministro sobre a conclusão do atual programa de resgate a Portugal, Jerónimo de Sousa rejeitou ainda a associação proposta pelo PSD entre um eventual aumento do salário mínimo e a produtividade, considerando que essa "é uma opção de fundo e uma opção de classe".

Em declarações aos jornalistas, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, o secretário-geral do PCP contrapôs que, em vez de olhar para a produtividade "pelo lado dos custos do trabalho", é preciso olhar para os custos de fatores de produção como a energia, os combustíveis, as comunicações e os transportes.

"Nós consideramos que se justifica o aumento dos salários, designadamente o salário mínimo nacional, e se querem aumentar a competitividade das empresas, então pensem nestes custos que eu referi", acrescentou Jerónimo de Sousa, criticando: "Para aí, nem uma palavra, porque se trata de grandes interesses, mas sempre a pensar como é que hão de encurtar os salários, reduzir direitos, liquidar, se necessário, a contratação coletiva".

Depois de ter estado reunido mais de uma hora com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o secretário-geral do PCP afirmou que "o Governo, no essencial, visa prosseguir e aprofundar a mesma política que nos tem conduzido a esta situação".

"Não vai haver um pós-'troika', com ou sem programa cautelar. No essencial, [vai manter-se] o colete de forças em que meteram Portugal, designadamente com a aprovação do tratado orçamental que impõe condições, supervisão, monitorização, vigilância e até o direito de alienar a nossa soberania orçamental com intervenção direta na questão do Orçamento do Estado ", sustentou.

Jerónimo de Sousa reforçou a ideia de que "o final deste período formal deste pacto de agressão, do chamando memorando de entendimento, de facto, é meramente formal, porque no essencial as mesmas orientações, a mesma política social vai continuar".

Questionado sobre a possibilidade de haver no chamado 'pós-troika' entendimentos que promovam a paz social, o secretário-geral do PCP respondeu: "Não, porque isso significaria aceitar a paz dos cemitérios. Quando se está hoje a liquidar direitos, a reduzir salários, pensões e reformas, quando hoje existe uma carga fiscal brutal sobre as famílias, sobre os pequenos empresários, aceitar isso como natural e normal, é inaceitável".

"É preciso lutar contra esta política, é preciso uma rutura com esta política de direita, a demissão do Governo e convocar de novo eleições. Para apelar a essa paz que se traduziria em conformismo, em resignação, em abdicação, não contem com o PCP. O PCP combaterá com todas as suas forças esta política que está a desgraçar o país e os portugueses", completou.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.