Filarmónica Portuguesa homenageia Beethoven e profissionais de saúde no Coliseu do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 jun 2020 (Lusa) - O Coliseu Porto Ageas, que reabriu a 01 de junho após três meses encerrado devido à covid-19, assinala o "regresso da cultura" no sábado, com um concerto de entrada livre, da Orquestra Filarmónica Portuguesa, que interpreta Beethoven.

O concerto da orquestra, que tem por titular o maestro Osvaldo Ferreira, foi anunciado hoje pela sala de espetáculos do Porto, inclui "uma pequena homenagem" a profissionais de saúde, e realiza-se um dia antes da sua atuação no Campo Pequeno, em Lisboa, divulgada na semana passada pela promotora Everything is New, também no âmbito do 250.º do nascimento de Beethoven.

O programa inclui "duas das mais emblemáticas obras deste compositor: a 5.ª Sinfonia, celebrizada pelo ritmo dos seus primeiros compassos, e o 5.º Concerto para piano, também conhecido como 'Imperador', o último dos concertos para piano e orquestra compostos" pelo mestre de Bona, acrescenta a apresentação do Coliseu.

Como solista em piano estará João Bettencourt da Câmara.

O concerto "250.º Aniversário de Beethoven - Orquestra Filarmónica Portuguesa" será apresentado com o palco em formato de arena e a entrada é livre, mediante reserva de lugar na bilheteira do Coliseu Porto Ageas ou em Blueticket.pt.

Para os profissionais de saúde, que nos últimos meses estiveram "na primeira linha de combate à pandemia", o Coliseu e a Associação Comercial do Porto reservaram "um dos melhores setores da sala", que batizaram de "Tribuna Profissionais Saúde", adiantou o Coliseu.

"Esta - acrescentou - é uma pequena homenagem a quem salva vidas".

A Orquestra Filarmónica Portuguesa tem sede em Viseu e foi fundada em 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade.

Depois de quase três meses encerradas, devido à pandemia da covid-19, as salas de espetáculos em Portugal puderam reabrir a partir de 01 de junho, seguindo regras definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que incluem a exigência de máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.

Nas salas só podem existir bilhetes para lugares sentados, alternados e desencontrados em relação à fila seguinte. O palco tem de ficar pelo menos a uma distância de dois metros do público ou, em alternativa, têm de ficar vagas as duas primeiras filas da plateia.

As entradas e saídas de público devem ter circuitos próprios e separados e, "sempre que possível", as portas de acesso aos espaços devem permanecer abertas, "evitando o seu manuseamento".

Nos espetáculos e na exibição de filmes "não devem existir intervalos durante as sessões".

Em relação às orquestras, segundo as regras, deve ser assegurada a distância física de dois metros entre os músicos que toquem instrumentos de sopro e de 1,5 metros entre os restantes. Não é permitida a atuação em fosso de orquestra.

A 5.ª Sinfonia, em Dó menor, op. 67, de Beethoven, exige, de instrumentos de sopro, duas flautas, um flautim, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes e um contrafagote, duas trompetes, duas trompas e três trombones.

O 5.º Concerto para piano, em Mi bemol maior, op.73, requer duas flautas, dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes, duas trompetes e duas trompas.

SVF (JRS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.