Educadores de Serralves temem dispensa e denunciam recrutamento de novos profissionais

Educadores de Serralves temem dispensa e denunciam recrutamento de novos profissionais
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezanove educadores da Fundação Serralves (FS), no Porto, garantiram esta quarta-feira ter provas de que está em curso um processo de dispensa da atual equipa, estando já a decorrer o recrutamento para novos profissionais.

"Após meses de tentativas de comunicação, poucas e evasivas respostas por parte da FS e da Coordenação do Serviço Educativo e nenhuma alteração face à situação inicialmente denunciada a 5 de abril de 2020 em Carta Aberta, a equipa comunica que tem conhecimento e possui provas de estar a ser afastada e de que estão já a decorrer entrevistas na Fundação de Serralves para novos educadores", afirmam num comunicado subscrito por 19 de 25 educadores.

De acordo com os seus subscritores, tal informação contraria não só o que a Fundação de Serralves alegou, como adensa ainda "a conjetura de se estar a iniciar um processo de dispensa da atual equipa".

A Lusa tentou obter uma reação por parte da Fundação de Serralves, mas até ao momento sem sucesso.

Os educadores questionam a "pertinência destes novos recrutamentos", assim como a integração na equipa de um "grupo de 7 novos educadores (antes do covid-19)", que também assinam esta carta, "e que tudo indica já estarem dispensados, exatamente por se terem posicionado e não terem ficado em silêncio".

Consideram também que esta situação vai contra o que a FS previamente referiu de não reunir condições para chamar os seus trabalhadores, deixando muitos dos educadores, em suspenso, durante vários meses, e sem qualquer perspetiva de quando ou se voltariam sequer a poder desenvolver trabalho como arte-educadores no Museu de Serralves.

A equipa denuncia ainda que, das poucas interações com a sua coordenação, alguns educadores têm recebido propostas de adaptação e/ou realização de oficinas que não deixam margem para negociação ou escuta das condições e necessidades dos educadores.

"Lamentamos toda a postura e falta de integridade da atual Administração para com os seus educadores, que se encontram na linha da frente a representar o bom nome da instituição todos os dias, com os mais diversos públicos", concluem.

Em 05 junho, na sequência das denúncias de vinte educadores, a instituição afirmava, em resposta à Lusa, que "nenhum dos 20 signatários" de um comunicado, "nem nenhum outro prestador de serviços externo (...) foi alvo de qualquer represália ou afastado, depois de ter denunciado supostos incumprimentos por parte Fundação de Serralves".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).