Bastonário insta ARS a reabrir urgência noturna de gastroenterologia em Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou esta quarta-feira que a Administração Regional de Saúde do Norte “já devia ter resolvido” o problema da urgência noturna de gastroenterologia do Hospital de Braga, que está temporariamente encerrada.

No final de uma visita àquele hospital, Miguel Guimarães sublinhou que, embora possam ser poucos os doentes, aquelas urgências “muitas vezes são emergências” e é “fundamental” que haja capacidade de resposta.

“A ARS Norte já devia ter tido uma posição sobre isto, já devia ter resolvido esta situação. O facto de a ARS Norte não dar uma resposta a estas situações, leva-nos sempre a a pensar que estamos aqui numa situação difícil e que a ARS acaba por não desempenhar aquilo que é o seu papel, que é conseguir encontrar consensos e sinergias para que uma região como o Minho possa ter acesso a todos os serviços de urgência que são necessários”, referiu o bastonário.

Lembrou que a urgência do Hospital de Braga é polivalente e serve 1,2 milhões de pessoas e acrescentou que os médicos “estão todos disponíveis” para assegurar o serviço.

“Estão criadas as condições para que a ARS possa assumir a liderança desse processo”, disse ainda.

Segundo a administração do Hospital de Braga, a urgência noturna de gastroenterologia está temporariamente encerrada, desde o início do mês, por “questões internas de organização da valência”.

A administração diz ainda estar empenhada para que, “com a maior brevidade possível, aquela urgência noturna seja reativada”.

“De acordo com as redes de referenciação hospitalar em vigor, os doentes passam a ser encaminhados para a urgência metropolitana do Porto, salvaguardando-se, assim, a prestação de cuidados aos doentes”, acrescenta.

Sublinha que aquela urgência noturna recebe, em média, cerca de seis doentes por mês.

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.