Mail de mil dirigentes e activistas sindicais desfilam em Lisboa contra o Governo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 abr (Lusa) -- Mais de mil dirigentes e ativistas sindicais da CGTP estão a desfilar em direção ao Ministério Trabalho, em Lisboa, para protestar contra as políticas laborais e sociais do Governo.

Ao som de palavras de ordem como "contra a exploração, a luta e a solução", "o aumento do horário é roubo no salário", os manifestantes, provenientes de todo o país, chamam a atenção dos transeuntes das avenidas por onde passam, pedindo ao mesmo tempo a demissão do Executivo liderado por Passos Coelho.

O desfile que se dirige para a Praça de Londres decorre ordeiramente, acompanhado pela polícia, colorido pelas bandeiras sindicais predominantemente vermelhas.

Na Praça do Saldanha, de onde partiu a manifestação da confederação sindical, falaram o coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa, Libério Domingues, e da Interjovem, Anabela Laranjeiro, que sublinharam os problemas dos trabalhadores em geral e dos jovens em particular.

Este protesto serve para exigir o aumento imediato do Salário Mínimo para 515 euros e o desbloqueio da contratação coletiva.

A defesa das Funções Sociais do Estado e dos serviços públicos, a melhoria da proteção social aos trabalhadores, aos desempregados e às famílias e o cumprimento da Constituição da República são outros dos motivos que levaram à marcação da manifestação.

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, fará uma intervenção junto ao Ministério do Trabalho, no final do desfile.

RRA/IM/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".