Sociedade científica vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre AVC

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 08 abr (Lusa) - A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) anunciou hoje o lançamento de um prémio, no valor de 4.500 euros, para incentivar a qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da saúde em Portugal, no âmbito do AVC.

Em declarações à Lusa, o presidente da SPAVC, Castro Lopes, explicou que o Prémio de Jornalismo destina-se a galardoar os jornalistas cujos trabalhos sejam realizados e divulgados entre abril deste ano e janeiro de 2015 sobre esta doença súbita.

O prémio da edição de 2014 tem o valor total de 4.500 euros, que será dividido por categoria, atribuindo 1.500 euros a cada um dos três vencedores: Imprensa, Televisão e Rádio.

Os trabalhos devem contribuir para "um correto e maior conhecimento geral do problema, causas da doença e para a difusão, quer da prevenção, quer da atuação em caso de manifestação da doença surgir", referiu Castro Lopes.

Podem ainda "evidenciar os recursos existentes para tratamento, os apoios sociais, as redes de familiares e amigos e toda a dinâmica social do AVC, entre outros temas com estes relacionados e que retratem a realidade da doença no contexto atual ou que dela façam uma perspetiva histórica", acrescentou.

Promovida pela SPAVC, a iniciativa destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores cuja peça jornalística tenha sido difundida num meio de comunicação - Imprensa, Televisão, Rádio -- entre a abertura deste concurso (abril) até à data limite da submissão dos trabalhos a concurso (janeiro de 2015).

Para efeitos de avaliação por parte do júri, serão tidos em conta os seguintes critérios, com uma ponderação de 20% cada: coerência com os objetivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.