Concelho de Monchique em risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 abr (Lusa) -- O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda os concelhos de Aljezur, Vila do bispo, Lagos e Portimão, também no distrito de Faro, sob risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no segunda-feira oito incêndios que foram combatidos por 63 bombeiros, apoiados por 22 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã no litoral a norte do Cabo da Roca.

A partir da tarde prevê-se um aumento gradual de nebulosidade, em especial nas regiões do interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e de trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante leste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no Algarve, e sendo de norte no litoral oeste.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral das regiões norte e centro e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 25 graus Celsius, no Porto 20, em Évora, Beja e Faro 27, em Braga, Viseu e Portalegre 23, Bragança 21, na Guarda 19, em Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo 15, Ponta Delgada 16 e Funchal 21.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.