Braga reabre gnration com jazz de Andy Sheppard e Mário Costa, cinema e residências artísticas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 12 jun 2020 (Lusa) - O gnration, em Braga, regressa ao ativo no dia 03 de julho, com um concerto do saxofonista britânico Andy Sheppard e do baterista português Mário Costa, no âmbito do ciclo "Julho é de Jazz", foi hoje anunciado.

Em comunicado, o gnration afirma que este concerto único marcará o arranque da 6.ª edição do ciclo "Julho é de Jazz", abrindo caminho aos outros concertos, distribuídos pelas primeiras quatro sextas-feiras do mês.

Neste regresso à atividade, o gnration apresenta um programa cultural bimestral, ao contrário da habitualmente adotada periodicidade trimestral, uma alteração imposta pela pandemia da covid-19.

Do programa para julho e agosto, e além do ciclo de jazz, fazem ainda parte a 5.ª edição do "Cinema no Pátio", uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela e oito residências artísticas dos projetos vencedores do programa de apoio à criação artística "Laboratórios de Verão".

No "Julho é de Jazz", no dia 10, atua o quarteto formado pelos saxofonistas Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, com João Lencastre (bateria) e Hernâni Faustino (contrabaixo).

No dia 17, sobem ao palco o pianista João Paulo Esteves da Silva e o baterista Pedro Melo Alves.

O encerramento do ciclo, no dia 24, caberá aos Lokomotiv, grupo fundado e liderado pelo contrabaixista Carlos Barretto, e que integra ainda Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria e percussões).

Ainda para o mês de julho, a galeria do gnration acolherá, a partir de 03 de julho, uma nova exposição do artista e investigador português Diogo Tudela.

Em agosto, o gnration voltará a receber sessões de cinema ao ar livre, com a quinta edição do "Cinema no Pátio", que apresentará, neste período após o confinamento, quatro filmes que se debruçam sobre a viagem como uma das matrizes essenciais da arte cinematográfica, desde a sua génese.

"Viagem a Itália" (1954), de Roberto Rossellini, "Nostalgia" (1983), de Andrei Tarkovsky, "Em Trânsito" (2018), de Christian Petzold, e "Ao Correr do Tempo" (1975), de Wim Wenders, são as quatro longas-metragens a que o público poderá assistir gratuitamente nas noites de 06, 13, 20 e 27 de agosto, respetivamente.

As exibições arrancam pelas 21:30 e realizam-se no pátio exterior do gnration.

Ao longo de julho e agosto, o gnration acolherá também oito residências artísticas resultantes do programa de apoio à criação artística "Laboratórios de Verão", uma iniciativa destinada a artistas ou coletividades do distrito de Braga que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da música, arte e tecnologia.

VCP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.