Julgamento de fraude na obtenção de subsídio na Reficel adiado para dia 10

| País
Porto Canal / Agências

Albergaria-a-Velha, 07 abr (Lusa) - O tribunal de Albergaria-a-Velha adiou hoje o início do julgamento de uma alegada fraude na obtenção de subsídio envolvendo a Reficel, uma fábrica de reciclagem de papel de Albergaria-a-Velha, que faliu em 2003.

Inicialmente agendada para hoje, o coletivo de juízes decidiu adiar a audiência para a próxima quinta-feira, devido à nomeação recente de um dos advogados de defesa, que pediu mais tempo para consultar o processo.

Em julgamento estão quatro arguidos (dois portugueses e dois espanhóis), com idades entre os 42 e 60 anos, que respondem por crimes de fraude na obtenção de subsídio e burla qualificada.

O principal arguido é o ex-presidente da empresa Álvaro Oliveira Marques, que foi detido pela Polícia Judiciária, em 2005.

O antigo gestor da Reficel estava também indiciado por falência danosa mas os factos em causa prescreveram no ano passado.

Segundo o Ministério Público (MP), em 1998, Álvaro Oliveira Marques decidiu em colaboração com outros dois arguidos, apropriar-se de um subsídio de 1,5 milhões de euros através do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas).

Com o intuito de iludir os funcionários do IAPMEI, o ex-gestor terá integrado no projeto de candidatura a aquisição de equipamentos industriais usados que já existiam na empresa, dando a entender que se pretendia adquirir equipamentos novos, refere o MP.

A Reficel, que veio a ser declarada falida, destinava-se à produção de pasta reciclada branqueada, aproveitando as antigas instalações da Celulose do Caima, em Albergaria-a-Velha.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".