Covid-19: GP de Itália de MotoGP cancelado devido à pandemia

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Madrid, 10 jun 2020 (Lusa) - O Grande Prémio de Itália de MotoGP, que estava previsto para 31 de maio e que já tinha sido adiado, foi definitivamente cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o promotor do Mundial de velocidade de motociclismo.

"A FIM [Federação Internacional de Motociclismo], a IRTA [Associação de Equipas] e a Dorna lamentam comunicar o cancelamento do GP de Itália. Inicialmente adiado, a continuação da pandemia de covid-19 e as alterações que foi necessário fazer no calendário mundial obrigaram a esta decisão de cancelar o evento", informa a Dorna, em comunicado.

O diretor do circuito, Paolo Poli, observou que, "apesar do esforço feito para encontrar uma solução, a impossibilidade de realizar um evento com espetadores e a situação excecional criada" pela pandemia não permitiram encontrar uma data para a realização do GP de Itália.

Esta será a primeira vez desde 1991 que o Autódromo Internacional de Mugello não recebe uma corrida de MotoGP. A primeira vez que o Campeonato do Mundo de velocidade de motociclismo ali disputou uma corrida foi em 1976.

A etapa italiana é a sétima prova cancelada em 2020 devido à pandemia de covid-19, depois de já terem saído do calendário as corridas dos Países Baixos, Finlândia, Alemanha, Grã-Bretanha, Austrália e Japão.

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) cumpre em 2020 a segunda temporada em MotoGP, classe rainha do Mundial de velocidade de motociclismo, depois de ter sido 17.º classificado em 2019, com um total de 33 pontos.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 408 mil mortos e infetou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

AGYR // RPC

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".