Ex-presidente e ex-vogal de junta de freguesia de Gaia acusados de peculato

Ex-presidente e ex-vogal de junta de freguesia de Gaia acusados de peculato
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou de peculato o ex-presidente da junta de Pedroso, em Gaia, António Tavares (PSD), por usar para fins pessoais dinheiro da conta da autarquia durante o mandato de 2009-2013.

Segundo fonte da junta, quando o atual executivo, liderado por Filipe Lopes (PS), tomou posse, foi pedida uma auditoria que revelou algumas irregularidades, remetidas ao Ministério Público.

Além do ex-autarca, que foi eleito pela coligação PSD/CDS, o MP acusou também de peculato um ex-vogal da junta de Pedroso.

Segundo despacho datado de 01 de maio de 2020, e hoje divulgado em nota publicada na página oficial da Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto, os dois arguidos são acusados de apropriação de dinheiro, abastecimento de combustível e reparação de automóveis pessoais por conta da autarquia.

Segundo a acusação, citada na nota da PGD do Porto, o ex-presidente da junta, apropriou-se de mais de 20 mil euros entre 2012 e 2013.

Para isso, terá usado faturas emitidas por uma sociedade que prestou serviços à junta de freguesia e emitiu 12 cheques da conta bancária titulada pela autarquia que, depois, terá depositado nas suas contas pessoais e nas da sociedade de que era sócio-gerente.

Além disso, e segundo o MP, realizou diversas reparações mecânicas num dos seus carros e mandou creditar na conta-corrente que a freguesia dispunha nessa empresa, valores que ultrapassaram os 1.000 euros.

Ainda segundo a procuradoria, este arguido abasteceu por diversas vezes o seu automóvel em postos de combustível, creditando os valores na conta-corrente da junta, num total de 5.234 euros.

Também o ex-vogal, abasteceu o seu carro recorrendo à conta da junta, num total de 1.376 euros.

O MP deduziu pedido de perda de vantagens relativamente aos arguidos pelos valores de que cada um se apoderou, refere a PGD.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.