Quadros de multinacional e ex-administrador municipal acusados de corrupção

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 abr (Lusa) - O Ministério Público (MP) acusou de corrupção três quadros superiores de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e um ex-administrador delegado de empresa de transportes urbanos da Câmara Municipal de Coimbra.

A Procuradoria-Geral da República comunicou hoje que "os três altos responsáveis de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e essa mesma empresa" estão indiciados do "crime de corrupção com prejuízo do comércio internacional, punível com uma pena de prisão de um a oito anos".

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra acusou da prática de "crime de corrupção passiva para ato ilícito" o ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTU), que a investigação apurou ter recebido 20 mil euros para que "escolhesse aquela empresa como fornecedora de veículos pesados de passageiros".

O DIAP de Coimbra constatou que a aquisição dos veículos pesados de passageiros por parte do SMTU foi realizada "por ajuste direto" à filial da multinacional alemã.

Aos quadros superiores, que se encontram em prisão preventiva, foi imposta uma caução "de 25 mil euros", enquanto a filial pagou uma fiança de 100 mil euros.

O antigo responsável da empresa municipal de transportes urbanos, que se encontra aposentado, está sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

JOP // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Caças portugueses intercetam aviões russos em espaço aéreo da NATO

A Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetou na segunda-feira duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO e escoltou-as de volta à fronteira dos estados bálticos, divulgou este ramo das Forças Armadas.