Covid-19: Exibidora UCI Cinemas reabre hoje apenas em Gaia

Covid-19: Exibidora UCI Cinemas reabre hoje apenas em Gaia
| Norte
Porto Canal com Lusa

A UCI Cinemas, quarta maior exibidora em Portugal, reabre hoje as salas no centro comercial Arrábida, em Vila Nova de Gaia, remetendo para “as próximas semanas” a reabertura das restantes em Lisboa e Amadora, foi esta segunda-feira anunciado.

A exibidora, que fechou portas a 16 de março por causa das medidas de contenção da covid-19, tem 45 salas, das quais vinte no centro comercial Arrábida (Vila Nova de Gaia) e as restantes nos centros comerciais El Corte Inglés (Lisboa) e UBBO (Amadora), com um total de 9.279 lugares,

Quase três meses depois, a exibidora reabre apenas no norte, com dez filmes em cartaz, sobretudo obras que estavam em exibição quando encerraram, nomeadamente “1917”, de Sam Mendes, e “Mulherzinhas”, de Greta Gerwig.

De acordo com a exibidora, esta será “uma reabertura faseada”, já que os centros comerciais onde opera em Lisboa e na Amadora permanecem restringidos ao público por decisão do Governo, dado o elevado número de pessoas infetadas pela covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo a UCI Cinemas, a lotação das salas será reduzida, com obrigatoriedade de lugares espaçados entre espectadores, circuitos de circulação e sistemas de limpeza “mais intensos e frequentes”.

Não indicam obrigatoriedade de uso de máscara e referem a venda de “alimentos e bebidas embalados”.

A rede de exibição comercial de cinema em Portugal integra 535 salas, com cerca de 99 mil lugares, segundo os dados mais recentes do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

A NOS Cinemas é a maior exibidora nacional, com 219 salas em todo o país, o que representa 40,9% do total de ecrãs. Seguem-se Cineplace (85 salas), NLC Cinema City (46 salas), UCI (45 salas) e Socorama/Castello Lopes (31 salas).

Desde 01 de junho, dia em que foi permitida a reabertura de salas de espetáculos, teatros e cinemas, foram poucas as salas de cinema que reabriram, nomeadamente o cinema Ideal em Lisboa, o Trindade, no Porto. Nesse mesmo dia, o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, deu início às sessões de "Cinema à Segunda".

A 04 de junho reabriram algumas salas da Castello Lopes em Torres Novas e Guimarães.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 403 mil mortos e infetou mais de sete milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.485 pessoas das 34.885 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).