Música portuguesa e cinema no desconfinamento do Theatro Circo de Braga

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 08 jun 2020 (Lusa) -- Sete concertos de música portuguesa e brasileira marcam o retomar de atividade cultural do Theatro Circo de Braga, em junho e julho, com uma programação "criada para o contexto atual de desconfinamento".

De acordo com a programação divulgada à agência Lusa, o centenário Theatro Circo de Braga reabre no dia 15 com uma sessão de cinema, exibindo "Parasitas", de Bong Joon-ho, e no dia 18 acolhe um concerto dos portugueses Birds Are Indie.

O concerto desta dupla de Coimbra, a celebrar dez anos, é o primeiro da série de espetáculos "Sete Quintas Felizes" que o Theatro Circo irá realizar todas as quintas-feiras, até julho, retomando atividade regular, ao fim de várias semanas encerrado por causa da covid-19.

A direção artística do espaço cultural explica que "o público vai encontrar a sala despida de cortinas, o palco livre de cenários e uma programação apelativa e criada para o contexto atual de desconfinamento".

Depois dos Birds Are Indie, atuarão os Paus (dia 25), seguindo-se a cantora brasileira Tainá (02 de julho), Valter Lobo (09 de julho), André Henriques (16 de julho), Cachupa Psicadélica (dia 23).

O ciclo "Sete Quintas Felizes" termina com R&B & Mr. SC, ensemble do tubista Sérgio Carolino.

Sobre este ciclo, o diretor artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, já tinha explicado à agência Lusa que os concertos vão decorrer numa sala com todas as portas e janelas abertas.

"A ideia é ser com a maior leveza possível. Vai entrar o barulho da obra, da ambulância, crianças a brincar. A ideia é como se fosse um concerto cá fora".

O objetivo é assinalar também um novo recomeço para o Theatro Circo: "O público que tinhas não existe mais. Existe uma memória em relação ao Theatro Circo e vamos começar de novo com as pessoas que quiserem vir", disse o programador.

Além dos concertos, a programação contará com mais sessões de cinema, entre junho e julho, nomeadamente "A cidade branca", de Alain Tanner (dia 29), rodado na Lisboa de 1983, com Bruno Ganz e Teresa Madruga, e "O charme discreto da burguesia", dirigido por Luis Buñuel em 1972, no dia 20 de julho.

As salas de espetáculos, teatros e cinemas tiveram autorização de reabertura a partir de 01 de junho, segundo o plano de desconfinamento traçado pelo Governo à luz das novas medidas de segurança, por causa da covid-19, mas a reabertura da atividade cultural tem decorrido de forma gradual e assimétrica.

Quando o Theatro Circo cumpriu 105 anos, em abril passado, Paulo Brandão admitiu à Lusa que o retomar das atividades como aconteciam antes da pandemia pode demorar entre um a dois anos, sendo a segurança de todos o principal valor.

"[O retomar da atividade] talvez aconteça gradualmente e só o possamos fazer da mesma forma que o fazíamos, se calhar, daqui a um ou dois anos, não tenho dúvidas disso, porque não estou em crer que as coisas aconteçam da mesma forma", afirmou Paulo Brandão, realçando que a manutenção dos controlos fronteiriços terá impacto também em termos de programação internacional.

SS/(TDI) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.