Canadiano Diego Herrera vence 16.ª edição do Porto Cartoon

Canadiano Diego Herrera vence 16.ª edição do Porto Cartoon
| País
Porto Canal / Agências

O canadiano Diego Herrera foi o vencedor do Grande Prémio do XVI PortoCartoon - World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, subordinado ao tema "Água Viva/Terra Viva", revelou hoje a organização.

O trabalho vencedor tem por título "Plastic Bottles" [garrafas de plástico].

"Está presente no trabalho uma linha ecológica num mar feito de garrafas de água comercial. Logo, é representada a água privatizada, juntamente com um aquário com um peixe, o que imprime ao desenho um lado poético", descreveu o diretor do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.

O segundo prémio foi atribuído ao "Waterfall" [queda de água] de Sunnenberg Constantin, da Bélgica, pela representação de uma cascata em que a água é um código de barras, sobressaindo a crítica ao aspeto mercantil.

Em terceiro lugar ficaram, 'em ex-aequo', "Water Prize", de Halit Kurtulmus (Turquia), e "Living Earth" de Jerzy Gluszek (Polónia).

O tema desta 16.ª edição do XVI PortoCartoon - World Festival ("Água Viva/ Terra Viva") partiu, de acordo com Humberto Marcos, do "Manifesto da Água. Por um Contrato Mundial". da autoria de Riccardo Petrella, um italiano radicado na Bélgica, que analisa o problema da água no mundo.

"Convocou-se os cartoonistas para refletir sobre a defesa da água como um bem que não deve ser privatizado e mercantilizado. O humor é uma arma poderosa de reflexão", disse o diretor do PortoCartoon.

Foram, ainda, atribuídas 28 menções honrosas e dois prémios especiais de caricatura, um dedicado a Nelson Mandela, descrito como "a figura da liberdade", e outro a Siza Vieira, "por ser uma grande figura da arquitetura mundial", explicaram os responsáveis, em conferência de imprensa.

Ivan Prado (Alemanha), António Santos (Portugal) e Alireza Pakdel (Irão) venceram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respetivamente, da caricatura especial dedicada a Siza.

Omar Turcios (Espanha) e Paulo José Barbosa Pinto (Portugal) conquistaram o segundo e terceiro prémios da caricatura especial dedicada a Mandela, enquanto a dupla portuguesa André Carrilho e Luís Lázaro conquistou o primeiro lugar ao caraterizar o antigo presidente da África do Sul a segurar uma pomba branca feita em arame farpado.

A organização destacou a candidatura de muitos portugueses neste PortoCartoon - World Festival. Portugal foi, aliás, atrás do Irão, o segundo país, num total de 70, mais representado.

Ao todo foram a concurso cerca de 1.800 trabalhos de cinco centenas de caricaturistas. E para exposição seguirão 600 cartoons, um número que reflete "a crescente qualidade dos trabalhos".

"Noto desenhos mais audaciosos e inteligentes. Os artistas revelaram muita sinceridade na abordagem ao tema. A decisão foi apaixonante", disse o presidente do júri Georges Wolinski.

Os trabalhos estarão expostos de 23 de junho a 30 de dezembro no Museu Nacional da Imprensa. Nos dias 21 e 22 de junho decorrerá, na Avenida dos Aliados, no Porto, a "Grande Festa da Caricatura".

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).