Covid-19: SEF confirma entrada ilegal de viatura com três pessoas pela fronteira de Chaves

| Norte
Porto Canal com Lusa

Chaves, Vila Real, 07 jun 2020 (Lusa) -- Uma viatura com três pessoas entrou ilegalmente em território nacional pela fronteira de Chaves na madrugada de sábado e continua em fuga, confirmou hoje à Lusa fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A informação foi avançada ao início da noite pelo semanário Expresso, que adiantou na sua página da internet que se trataria de um carro de alta cilindrada que desrespeitou a ordem de paragem e acelerou subitamente, tentando atropelar os elementos do SEF e da GNR presentes em Vila Verde de Paiva, em Chaves.

"A viatura está em fuga, não houve identificação da matrícula. Nesta altura estamos a tentar seguir o rasto. A matrícula não estava visível e não havia matrícula traseira na viatura", revelou fonte do SEF, acrescentando que a situação teve lugar pouco depois das 03:00 de sábado e que "estavam dois inspetores" no local.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando da GNR de Vila Real confirmou a passagem ilegal e que as patrulhas tentaram intercetar a viatura, remetendo mais informações para o SEF.

Segundo o Expresso, as autoridades francesas alertaram a polícia espanhola no dia 04 de junho, quinta-feira, de que estavam em fuga três pessoas consideradas perigosas, e que o Centro de Cooperação Policial de Castro Marim/Ayamonte transmitiu a informação às autoridades portuguesas.

De acordo com o SEF, as autoridades fronteiriças portuguesas já estariam a par dessa informação quando se deu a entrada ilegal em território nacional, mas assumiu que a possibilidade de se tratar das mesmas pessoas que as do alerta emitido por França ainda "é só uma suspeita" neste momento.

"Estamos a usar nas fronteiras terrestres uma aplicação, chamada SEFmobile, que em quatro ou cinco segundos consegue correr todas as bases de dados europeias para confirmar se, de facto, o cidadão que está a ser controlado tem algum alerta no sistema ou se tem a ficha limpa. É imediato. Se as autoridades francesas metem no sistema informático, fica o alerta imediatamente ativo", explicou fonte do SEF à Lusa.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23:00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19.

A reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha está prevista para 01 de julho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 400 mil mortos e infetou mais de 6,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.479 pessoas das 34.693 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, divulgado hoje.

JYGO // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

Falhas de energia em Vila Real e Bragança devido ao mau tempo

O mau tempo, com chuva e vento muito forte, provocou esta quarta-feira avarias em linhas de média e baixa tensão nos distritos de Vila Real e Bragança, disse fonte da empresa E-REDES.

Trabalhos de manutenção condicionam Túnel do Marão

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse esta quarta-feira, em comunicado, que devido aos trabalhos de manutenção do sistema de drenagem será necessário proceder à supressão da via direita e esquerda alternadamente entre a entrada da galeria rodoviária norte e a galeria de emergência 5.