BE quer aumento de salário mínimo nacional para 545 euros

| Política
Porto Canal / Agências

Faro, 07 abr (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) reclamou hoje um aumento do salário mínimo nacional de 485 para 545 euros, uma "indispensável" forma de trazer maior justiça social para Portugal.

"Não é a primeira vez que Pedro Passos Coelho promete que mexe no salário mínimo nacional e recua. Esperamos que desta vez, e pressionado pela realização de eleições europeias a curto prazo, esta promessa seja para cumprir. Mas é preciso dizer que isto vem quatro anos atrasado", declarou o coordenador do Bloco João Semedo, em declarações aos jornalistas à margem das jornadas parlamentares do partido, que decorrem entre hoje e terça-feira em Faro.

O bloquista falava depois de o primeiro-ministro se ter mostrado no domingo disponível para fazer concessões na Concertação Social, admitindo levar para cima da mesa a discussão da melhoria do salário mínimo nacional e a revisão das condições da negociação coletiva.

"O BE reclama que o aumento do salário mínimo nacional seja para um valor de 545 porque é necessário que o que estava acordado seja adaptado aos quatro anos que entretanto passaram", avança João Semedo, lembrando que um eventual aumento de 15 euros, para os 500 euros mensais, já deveria ter sido aplicado anteriormente.

"Espero que finalmente o Governo e o próprio primeiro-ministro reconheçam que não há outra solução que não aumentar o salário mínimo nacional", concretizou o coordenador e deputado bloquista.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.