Irão: Reservas de urânio enriquecido quase oito vezes acima do permitido - AIEA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Viena, 05 jun 2020 (Lusa) -- O Irão continuou a aumentar as suas reservas de urânio enriquecido que estão quase oito vezes acima do limite permitido pelo acordo nuclear com as grandes potências, indicou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

A agência da ONU, que fiscaliza a aplicação dos compromissos nucleares do acordo concluído em Viena em 2015, informou os seus membros que as reservas iranianas de urânio fracamente enriquecido ascendiam a 1,73 toneladas a 20 de maio, quando a 19 de fevereiro eram de 1,1 toneladas.

O acordo nuclear apenas permite que Teerão tenha reservas de 202,8 quilogramas.

A AIEA informou também que o Irão continuou a enriquecer urânio a 4,5%, apesar de o acordo estabelecer o limite de 3,67%.

A República Islâmica assinou o pacto - que previa limites ao seu programa nuclear em troca do levantamento de sanções internacionais -- com os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) e a Alemanha.

Washington abandonou o acordo unilateralmente em 2018 e restabeleceu sanções que tem vindo a reforçar.

Um ano depois da saída dos Estados Unidos do pacto, o Irão anunciou que iria deixar de cumprir alguns dos compromissos assumidos no âmbito do mesmo.

Teerão dizia pretender desse modo pressionar os restantes signatários do acordo a compensarem as perdas do país devido às sanções restabelecidas com a saída de Washington.

No relatório, a AIEA manifesta ainda "grande preocupação" por o Irão continuar a recusar o acesso dos seus inspetores a dois locais, sobre os quais a agência se interroga em relação à existência no passado de material e atividades nucleares não declaradas, sem ligação comprovada ao atual programa de Teerão.

 

PAL // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.