Especialistas assinalam 50.º aniversário da Ponte da Arrábida do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 18 jun (Lusa) -- Especialistas em arquitetura e engenharia, como Souto Moura, Cecil Balmond ou Miguel Aguiló, reúnem-se na sexta-feira na Alfândega do Porto para assinalar os 50 anos da Ponte da Arrábida e o centenário do nascimento de Edgar Cardoso.

O encontro dos especialistas, denominado "Arrábida 50 - Colóquio Internacional sobre Pontes e Património", é organizado pela Universidade do Porto (UP) e vai decorrer na véspera do 50.º aniversário da Ponte da Arrábida, indica em comunicado a UP.

Eduardo Souto Moura, da Faculdade de Arquitetura UP, Cecil Balmond, do Balmond Studio, Reino Unido), Jirí Strásky, da Universidade de BRNO, na República Checa, ou Miguel Aguiló, da Universidade Politécnica de Madrid, em Espanha são alguns dos especialistas nacionais e estrangeiros que participam no colóquio onde vão ser abordados pontos de vista técnicos, artísticos, paisagísticos, históricos e patrimoniais.

António Adão da Fonseca e Raimundo Delgado, ambos da Faculdade de Engenharia da UP, ou Júlio Appleton e António Reis, do Instituto Superior Técnico de Lisboa são outros dos intervenientes no colóquio.

A Ponte da Arrábida, classificada como Monumento Nacional no passado dia 23 de maio pelo Conselho de Ministros, completa 50 anos no próximo sábado, dia 22, ano em que se celebra também o centenário do nascimento no Porto do autor da obra, Edgar Cardoso, conhecido como o "engenheiro das pontes" e formado na Faculdade de Engenharia da UP.

A Ponte da Arrábida foi a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída pela engenharia portuguesa e uma das razões apontadas para a classificação foi o seu processo construtivo, constituído por uma operação de engenho, nunca antes realizada, refere a nota de imprensa da UP.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.