Afeganistão: EUA lançam primeiros ataques contra talibãs desde cessar-fogo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 05 jun 2020 (Lusa) -- Os Estados Unidos lançaram os primeiros ataques contra os talibãs desde o cessar-fogo entre Washington e os rebeldes, no final de maio, anunciaram hoje as autoridades norte-americanas.

Os talibãs e os EUA estabeleceram um acordo de cessar-fogo, por três dias, iniciado pelos insurgentes, durante as festas do Eid-al-Fitr (fim do jejum do Ramadão), no final de maio, mas desde então as forças rebeldes têm realizado vários ataques contra as forças governamentais do Afeganistão.

"Estes são os primeiros ataques aéreos dos EUA contra os talibãs desde o início do cessar-fogo", disse Sonny Legget, porta-voz das forças dos EUA no Afeganistão, esclarecendo que esses ataques se realizaram na quinta-feira e hoje, em duas províncias diferentes.

"Todas as partes devem reduzir a violência, para facilitar o processo de paz", acrescentou Legget.

Antes do cessar-fogo do final de maio, o movimento talibã vinha a intensificar a sua ofensiva contra as forças de Cabul, contrariando o espírito do acordo de paz entre Washington os rebeldes, assinado em final de fevereiro.

O texto prevê a retirada de tropas estrangeiras do país, até maio de 2021, em troca de garantias de segurança dos insurgentes e do seu compromisso de iniciar negociações com o Governo afegão.

RJP // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.