Info

Afeganistão: EUA lançam primeiros ataques contra talibãs desde cessar-fogo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 05 jun 2020 (Lusa) -- Os Estados Unidos lançaram os primeiros ataques contra os talibãs desde o cessar-fogo entre Washington e os rebeldes, no final de maio, anunciaram hoje as autoridades norte-americanas.

Os talibãs e os EUA estabeleceram um acordo de cessar-fogo, por três dias, iniciado pelos insurgentes, durante as festas do Eid-al-Fitr (fim do jejum do Ramadão), no final de maio, mas desde então as forças rebeldes têm realizado vários ataques contra as forças governamentais do Afeganistão.

"Estes são os primeiros ataques aéreos dos EUA contra os talibãs desde o início do cessar-fogo", disse Sonny Legget, porta-voz das forças dos EUA no Afeganistão, esclarecendo que esses ataques se realizaram na quinta-feira e hoje, em duas províncias diferentes.

"Todas as partes devem reduzir a violência, para facilitar o processo de paz", acrescentou Legget.

Antes do cessar-fogo do final de maio, o movimento talibã vinha a intensificar a sua ofensiva contra as forças de Cabul, contrariando o espírito do acordo de paz entre Washington os rebeldes, assinado em final de fevereiro.

O texto prevê a retirada de tropas estrangeiras do país, até maio de 2021, em troca de garantias de segurança dos insurgentes e do seu compromisso de iniciar negociações com o Governo afegão.

RJP // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: China aprova vacina para uso exclusivo dos militares

A China aprovou esta segunda-feira uma vacina contra o novo coronavírus, para uso interno no Exército de Libertação Popular, as forças armadas do país, após resultados positivos nos ensaios clínicos.

Covid-19: Governo são-tomense define saúde como prioridade no orçamento retificativo para 2020

São Tomé, 06 jul 2020 (Lusa) - O Governo são-tomense entregou hoje ao parlamento o projeto de orçamento retificativo de 2020, avaliado em 130 milhões de euros, definindo como "prioridade máxima" o setor da saúde, devido ao combate à covid-19.

Covid-19: Brasil começa a testar vacina chinesa da Sinovac este mês

São Paulo, 06 jul 2020 (Lusa) -- Uma potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, batizada de CoronaVac, vai começar a ser testada no Brasil em 20 de julho, anunciou hoje o governador do estado de São Paulo, João Doria.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.