Covid-19: Bruxelas espera livre circulação na UE reposta até final do mês

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 05 jun 2020 (Lusa) -- A Comissão Europeia espera que o espaço de livre circulação dentro da União Europeia volte a ser uma realidade até ao final do corrente mês de junho, com a abertura de todas as fronteiras internas, disse hoje a comissária dos Assuntos Internos.

"Acredito que regressaremos ao pleno funcionamento do espaço Schengen e livre circulação de cidadãos o mais tardar no final do mês de junho", declarou Ylva Johansson, numa conferência de imprensa após uma videoconferência de ministros dos Assuntos Internos dos 27, na qual foi discutido o gradual levantamento das restrições de viagens impostas devido à pandemia da covid-19.

Sobre a abertura das fronteiras externas da União a cidadãos de países terceiros, verificou-se "um forte consenso" entre os 27 de que tal só deverá ocorrer uma vez concluído o processo de levantamentos das restrições nas fronteiras internas, pelo que a interdição de viagens "não indispensáveis" para a UE, em vigor desde 17 de março e até 15 de junho, deverá ser prolongada até final do mês, indicou a comissária sueca.

"Consideraremos o gradual levantamento de restrições de viagens «não indispensáveis» à UE em princípios de julho", apontou Johansson.

Sublinhando que muitos Estados-membros da UE já terão aberto as suas fronteiras internas em meados do corrente mês, a comissária insistiu na necessidade de coordenação entre os 27, tanto a nível das restrições nas fronteiras internas como externas, e adiantou que na próxima semana a Comissão Europeia adotará e apresentará uma comunicação com recomendações nesta matéria.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A Europa soma mais de 181 mil mortos, entre mais de 2,2 milhões de casos.

ACC // ANP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.