Covid-19: Vasco Cordeiro valoriza "extraordinária vitória" dos açorianos mas pede cautelas

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 05 jun 2020 (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, valorizou hoje a "extraordinária vitória" dos açorianos face à covid-19, no dia em que a região deixou de ter casos ativos da doença, mas pediu cautelas e unidade.

"Esta é uma excelente notícia e quero, em primeiro lugar, felicitar o povo açoriano, e, em especial, todos aqueles que, em qualquer posição e a qualquer título, tornaram possível esta extraordinária vitória. Este tem sido um caminho longo e árduo, inclusive com perda de vidas, as quais, neste momento, não podem deixar de ser lembradas. Vencemos mais uma etapa, mas é muito importante que não nos iludamos: este caminho ainda não terminou", declarou o governante.

Vasco Cordeiro escreveu na sua página Facebook algumas considerações a propósito da notícia de hoje da Autoridade de Saúde Regional, que confirmou a recuperação da única doente que ainda estava infetada nos Açores.

Para o presidente do executivo açoriano, é preciso "ter sempre presente a probabilidade de surgimento de novos casos", e, como tal, "é essencial" não se descurar "os cuidados e as recomendações das autoridades de saúde" na conduta diária.

"Estamos já embrenhados na luta seguinte de reerguer a nossa economia, de preservar o emprego, de garantir o apoio aos mais fragilizados, de retomar o progresso e o desenvolvimento de todas e cada uma das nossas ilhas. Para essa tarefa, todos estamos convocados", acrescentou ainda.

Em comunicado, a Autoridade de Saúde revelou que foram realizadas 343 análises na região nas últimas 24 horas, nenhuma revelando novos casos positivos de covid-19.

Registou-se, por seu turno, a "última recuperação de infeção por SARS-CoV-22", indicando tratar-se de uma mulher, com 40 anos, residente na ilha de São Miguel.

"A Região Autónoma dos Açores fica, assim, sem qualquer caso positivo ativo de infeção", destaca a autoridade.

Até ao momento, foram detetados na região um total de 146 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 130 recuperados e 16 óbitos.

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.