Covid-19: BCE prevê recessão profunda e inflação fraca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 04 jun 2020 (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) espera uma recessão profunda na zona euro em 2020 provocada pela crise sanitária, seguida de uma recuperação progressiva, mas a inflação ficará longe do seu objetivo pelo menos até 2022.

A zona euro regista "uma queda brutal da atividade económica devido à pandemia de coronavírus e às medidas para a conter", resumiu a presidente da instituição, Christine Lagarde, numa conferência de imprensa.

O banco central espera um recuo de 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro em 2020, antes de uma recuperação de 5,2% em 2021 e de 3,3% em 2022, mas estas previsões estão ainda sujeitas a uma "grande incerteza", segundo Lagarde.

Para a presidente do BCE, tanto a contração como a recuperação "dependem da duração e da eficácia" das medidas de confinamento, das medidas de relançamento e do apoio ao emprego, bem como do "impacto duradouro" da pandemia de covid-19 na procura.

Estas projeções macroeconómicas são as do cenário base do BCE, mas os economistas da instituição prepararam duas trajetórias "alternativas". As três séries de números devem ser publicados em comunicado ainda hoje.

No entanto, o "balanço dos riscos" é negativo, indicou Lagarde, acrescentando que é mais provável que mude para um cenário mais sombrio do que surpreender positivamente.

O BCE também reviu em baixa acentuada as suas previsões de inflação na zona euro em 2020, 2021 e 2022.

Em 2020, a inflação esperada é de 0,3%, em 2021 é de 0,8% e de 1,3% em 2022, quando em março tinham sido divulgadas previsões de 1,1%, de 1,4% e de 1,6%, respetivamente.

Estes números ficam bastante afastados do objetivo do BCE de alcançar uma inflação "próxima, mas ligeiramente abaixo de 2%".

EO // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.