Porto terá venda ambulante de manjericos para o São João

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto vai permitir a venda ambulante de manjericos na cidade durante o habitual período de festas do São João, estando as candidaturas aos 30 lugares disponíveis a decorrer até 12 de junho, anunciou hoje a autarquia.

No seu site, a autarquia esclarece que, embora a organização municipal das Festas de São João tenha sido cancelada, pretende manter viva a tradição da venda ambulante de manjericos nos habituais dias do calendário da festa de S. João (16 e 30 de junho), tendo em conta a atual tendência positiva na evolução do combate à pandemia de covid-19 e por considerar que esta atividade não agrava os riscos para a segurança e saúde públicas.

Os lugares que vão ser sorteados destinam-se exclusivamente à venda ambulante de vasos de manjericos, em bancas ou colocados no chão, "excluindo-se expressamente a prestação de serviços de restauração ou de bebidas de caráter não sedentário e a venda de outros artigos", refere o edital hoje publicado no sítio institucional da Câmara do Porto, no Balcão de Atendimento Virtual e consultável no Gabinete do Munícipe, com as respetivas plantas de localização.

As candidaturas decorrem no Gabinete do Munícipe até dia 12 junho, no prazo de cinco dias úteis, e cada vendedor pode propor-se a ocupar, no máximo, três lugares.

No entanto, devido às atuais regras de funcionamento do espaço, o atendimento só será efetuado mediante marcação prévia. O formulário pode ser obtido online, no Balcão de Atendimento Virtual, ou presencialmente, no Gabinete do Munícipe.

O sorteio realiza-se no dia 15 de junho, às 09:30, nas instalações da Polícia Municipal do Porto.

Os locais disponíveis para a venda de manjericos são na Praça do Marquês - 1 lugar, Rua S. Filipe de Nery - 2 lugares, Rua das Carmelitas - 1 lugar, Rua de Júlio Dinis - 3 lugares, Alameda das Fontainhas - 3 lugares, Avenida de D. Carlos I (Passeio Alegre) - 3 lugares, Campo Mártires da Pátria - 1 lugar, Largo da Igreja de Paranhos - 1 lugar, Largo António Cálem - 4 lugares, Praça da Batalha - 3 lugares, Praça da República - 4 lugares, Praça Nove de Abril - 1 lugar, Praça do Exército Libertador - 1 lugar e Estação de S. Bento - 2 lugares

No início de abril, o presidente da Câmara do Porto determinou o cancelamento da organização municipal das Festas de São João, por ser desaconselhada a elevada concentração de pessoas que caracteriza esta festividade, a qual poderia colocar em risco a saúde pública, assim como os resultados de mitigação alcançados.

Há cerca de uma semana, à margem da conferência de imprensa em que anunciou as medidas que a câmara vai adotar para resgatar espaço público para os cidadãos, Rui Moreira esclareceu que, apesar de a autarquia não organizar este ano o tradicional fogo-de-artifício, os concertos na Avenida dos Aliados, além de uma vasta programação de animação associada às festividades do São João, os portuenses são livres de assinalar a data, se assim o entenderem, quer "deambulando pela cidade" quer organizando-se em pequenos grupos.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.