Mealhada investe mais de dois milhões no centro histórico

| País
Porto Canal com Lusa

Mealhada, Aveiro, 04 jun 2020 (Lusa) - A Câmara da Mealhada aprovou a abertura do concurso público para a empreitada de "requalificação urbanística do centro histórico", investimento de 1,6 milhões de euros, que será acompanhado pela construção de um parque de estacionamento na área.

A empreitada, com um prazo de construção de 18 meses, abrange as ruas Visconde Valdoeiro, Cerveira Lebre, Capitão Cabral e Dr. Luís Navega.

A autarquia liderada por Rui Marqueiro espera estar em condições de lançar "nos próximos dias" o concurso para o projeto de parque de estacionamento no centro histórico, com um valor base de 590 mil euros (+IVA) e o prazo de execução de dez meses.

As obras fazem parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana da Mealhada (PARU), sendo objeto de candidaturas a fundos comunitários (Programa 2020, Fundo FEDER).

"O PARU é um projeto fundamental para o reequilíbrio da cidade e para a melhoria do espaço público", garante Rui Marqueiro, acrescentando que a requalificação do centro histórico é um projeto em que a autarquia "trabalha há largos meses e que, com o lançamento do concurso, começa agora a chegar à fase que todos querem, que é a de obra".

A requalificação urbanística do centro histórico vai incidir sobre as ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre (com a melhoria de espaços pedonais, zonas de aparcamento e melhoria de acesso ao Centro Escolar da Mealhada), e as ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega (troço que vai da rotunda do Cineteatro à Estação da CP).

"Estão previstos trabalhos de demolições, de pavimentos, arruamentos e passeios, de marcas rodoviárias horizontais e verticais, de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e residuais", esclarece a autarquia.

A empreitada será feita em duas fases: "a primeira, a incidir nas ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre e, a segunda fase, nas ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega, de forma que se evite o corte de trânsito em todo o centro histórico, o que constituiria um grave prejuízo para todos os munícipes e, consequentemente, para o interesse público municipal".

O novo parque de estacionamento ficará situado junto ao principal eixo comercial e de equipamentos da Mealhada, permitindo no futuro absorver os lugares de estacionamento suprimidos nas intervenções do PARU, facilitando o estacionamento automóvel no centro.

As obras realizar-se-ão numa faixa de terreno situado a nascente da Linha do Norte e adjacente ao Centro Histórico de Mealhada.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.