Mau tempo: PSD reivindica calamidade para prejuízos provocados na Cova da Beira

| Política
Porto Canal com Lusa

Fundão, Castelo Branco, 03 abr 2020 (Lusa) - O PSD disse hoje querer que seja declarado o estado de calamidade para que se possam acionar mecanismos de ajuda aos agricultores prejudicados pela tempestade de domingo na Cova da Beira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Comissão Distrital de Castelo Branco do PSD defende que esse instrumento deve ser acionado no "menor espaço possível de tempo" e reivindica a aprovação de uma linha de crédito e apoios a fundo perdido.

"Esta é uma crise transversal a todo o setor hortofrutícola. É essencial uma intervenção governativa, criando uma linha de crédito específica para este território e criando mecanismos de apoio para a elaboração de candidatura às linhas de reposição de capacidade produtiva do PDR 2020, algumas das quais a fundo perdido", aponta.

Os sociais-democratas lembram que, além das quebras que já se registavam, nomeadamente na produção de cereja, e que os danos causados pela tempestade do fim de semana aumentaram, os prejuízos já andam "na ordem dos 20 milhões de euros".

"Numa fase em que o país e a região estão num processo de recuperação de uma crise sanitária, é fundamental o apoio do Estado a um setor de enorme influência económica com um impacto extraordinário na vida de muitos beirões e que, numa questão de minutos, perderam um ano de árduo trabalho", é referido.

A tempestade de chuva, granizo e vento que, no domingo, atingiu a região, destruiu grande parte das culturas agrícolas.

Agricultores, associações e autarquias falam em perdas "elevadíssimas" e frisam que há casos de produções que ficaram afetadas já para o próximo ano.

Os autarcas dos concelhos do Fundão e da Covilhã também já apelaram à intervenção do Governo, e Belmonte declarou o estado de calamidade municipal.

O Ministério da Agricultura também já indicou, em comunicado, que está a avaliar os estragos decorrentes do temporal de domingo, que afetou sobretudo as regiões Norte e Centro, ponderando ainda a possibilidade de criar uma linha de crédito para apoiar os produtores.

De acordo com o mesmo documento, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, admitiu ainda a possibilidade de utilizar uma medida de prevenção de calamidades e catástrofes naturais para apoiar investimentos "destinados a reduzir ou prevenir o impacto de catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos ou acontecimentos catastróficos".

A medida em causa poderá permitir aos produtores das duas regiões instalar equipamentos como redes antigranizo, apontou.

CYC (PE) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.