Central de Cervejas recebe com "estranheza" divulgação da Câmara da Mealhada de "projeto embrionário"

| País
Porto Canal com Lusa

Mealhada, Aveiro, 03 jun 2020 (Lusa) - A Sociedade Central de Cervejas (SCC) manifestou hoje "estranheza" pela divulgação pública de que está a analisar "um projeto embrionário" de fusão de algumas empresas do grupo, feita, na terça-feira, pela Câmara Municipal da Mealhada.

O presidente desta autarquia do distrito de Aveiro, Rui Marqueiro, insurgiu-se em conferência de imprensa contra a possibilidade de a histórica Sociedade Águas do Luso vir a desaparecer por causa da eventual fusão de empresas controladas pela Sociedade Central de Cervejas (SCC).

O autarca revelou ter tido conhecimento da situação através de um telefonema do Conselho de Administração da SCC, alertando para a possibilidade de fusão de diversas sociedades, por uma razão de economia de escala.

"Nada temos a comentar publicamente de um projeto embrionário que ainda está em discussão interna e com 'stakeholders' externos, daí muito estranharmos este 'disclosure' público por parte da Câmara Municipal da Mealhada", refere Nuno Pinto de Magalhães, diretor de Comunicação e de Relações Institucionais da SCC, em declarações à agência Lusa.

Nuno Pinto de Magalhães adianta ainda que "o projeto embrionário" de uma eventual fusão de empresas controladas pela SCC "em nada afetará os direitos e obrigações da Sociedade Água do Luso perante os seus colaboradores e terceiros".

Na conferência de imprensa, Marqueiro avisou que "a fusão condena a SAL, põe fim a uma história com mais de 160 anos de ligação ao Luso, aos seus habitantes e ao concelho".

O autarca reconheceu que não estavam em causa postos de trabalho e que a eventual fusão é um ato comercial de uma empresa privada, que a Câmara da Mealhada dificilmente pode impedir.

"Resta-nos pedir com humildade à SCC, que é o que estamos a fazer", acrescentou, evocando "a história gloriosa" da SAL no desenvolvimento da vila onde ficam situadas as nascentes. "O Luso não seria o que é sem a Sociedade", referiu.

O autarca lembrou à SCC que "a Mealhada e o Luso corresponderam" quando a Central decidiu mudar do Luso para a Vacariça os escritórios e a linha de engarrafamento, no início do século.

"Essa mudança representou um custo pesado. Hoje, não há um banco no Luso, porque saíram de lá os escritórios. E não há um café na Vacariça por causa dos camiões de transporte das garrafas. Perdeu o Luso e a Vacariça não ganhou", resumiu Marqueiro.

O autarca referiu ainda que a SCC paga um preço simbólico pela utilização de quatro quilómetros de condutas de água, das nascentes à linha do engarrafamento, que atravessam terrenos municipais e privados.

"Não há nisto qualquer ameaça", garante Marqueiro, acrescentando que "é impensável acabar uma história gloriosa de 168 anos com uma escritura pública".

Rui Marqueiro estava acompanhado pela presidente da Assembleia e pelos presidentes das freguesias do Luso e Vacariça, onde a SAL mantém em funcionamento escritórios e linha de engarrafamento.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.