Mealhada pede à Central de Cervejas para "não matar" a Sociedade Água do Luso

| País
Porto Canal com Lusa

Mealhada, Aveiro, 02 mai 2020 (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Mealhada insurgiu-se hoje contra a possibilidade de a Sociedade Águas do Luso vir a desaparecer por causa de uma eventual fusão de empresas controladas pela Sociedade Central de Cervejas (SCC).

"Por favor, não matem a Sociedade Águas do Luso (SAL)", pediu Rui Marqueiro, durante uma conferência de imprensa em que estava acompanhado pela presidente da Assembleia Municipal deste concelho do distrito de Aveiro e pelos presidentes das freguesias do Luso e Vacariça, onde a SAL mantém em funcionamento escritórios e linha de engarrafamento.

Marqueiro anunciou que vai escrever ao Conselho de Administração da SCC, especificando as razões pelas quais a SAL deve ser poupada na eventual fusão de empresas.

"Não vemos com bons olhos esta fusão", avisa.

A missiva será aprovada ainda hoje em reunião do executivo municipal, sendo ratificada em Assembleia Municipal antes de ser "enviada e divulgada em diversos meios".

O autarca conta que foi surpreendido, no início da semana, por um telefonema do Conselho de Administração da SCC para a possibilidade de fusão de diversas sociedades, por uma razão de economia de escala.

"Essa fusão condena a SAL, põe fim a uma história com mais de 160 anos de ligação ao Luso, aos seus habitantes e ao concelho", resume Marqueiro, lembrando que a SAL foi fundada em 1852, enquanto a SCC apareceu somente em 1934.

Marqueiro reconhece que a eventual fusão é um ato comercial de uma empresa privada, que a Câmara da Mealhada dificilmente pode impedir.

"Resta-nos pedir com humildade à SCC, que é o que estamos a fazer", acrescenta, lembrando "a história gloriosa" da SAL no desenvolvimento da vila onde ficam situadas as nascentes. "O Luso não seria o que é sem a Sociedade", refere.

O autarca lembra à SCC que "a Mealhada e o Luso corresponderam" quando a Central decidiu mudar do Luso para a Vacariça os escritórios e a linha de engarrafamento, no início do século.

"Essa mudança representou um custo pesado. Hoje não há um banco no Luso, porque saíram de lá os escritórios. E não há um café na Vacariça por causa dos camiões de transporte das garrafas. Perdeu o Luso e a Vacariça não ganhou", resume Marqueiro.

O autarca lembra ainda que a SCC paga um preço simbólico pela utilização de quatro quilómetros de condutas de água, das nascentes à linha do engarrafamento, que atravessam terrenos municipais e privados.

"Não há nisto qualquer ameaça", garante Marqueiro, acrescentando que "é impensável acabar uma história gloriosa de 168 anos com uma escritura pública".

Através da Fundação Luso, a SAL mantém há muito uma colaboração permanente com a Mealhada, Luso e Vacariça e também com a Fundação Mata do Buçaco, a quem apoiou na recuperação dos estragos causados pela passagem da tempestade tropical Leslie.

Recentemente, a Fundação doou um milhão de garrafas de Água do Luso a "instituições e organizações" na primeira linha do combate à pandemia covid-19, sobretudo hospitais.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.