Hospital de Gaia garante que "não está previsto" fechar Laboratório de Neurofisiologia

Hospital de Gaia garante que "não está previsto" fechar Laboratório de Neurofisiologia
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) disse hoje que está a tomar medidas para garantir o funcionamento do Laboratório de Neurofisiologia e que "não está previsto" o seu encerramento, como referiu o diretor interino daquele serviço.

"Não está previsto o encerramento do Laboratório de Neurofisiologia do CHVNG/E. O conselho de administração do CHVNG/E está a trabalhar conjuntamente com a direção do Serviço de Neurologia desde a tomada de posse, em agosto de 2019, de forma a garantir o bom funcionamento do Laboratório de Neurofisiologia, com todos os critérios de qualidade na prestação de serviços de saúde aos nossos utentes", lê-se em resposta escrita enviada à agência Lusa.

Este esclarecimento surge depois do diretor interino do Serviço de Neurologia do CHVNG/E, Henrique Moniz Costa, ter tornada pública uma carta aberta dirigida às Câmara Municipais de Vila Nova de Gaia e de Espinho, bem como à Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos e à Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) falando em "falta de investimento em recursos humanos e técnicos".

"O encerramento do laboratório resulta da reforma da sua única médica atualmente em funções dotada do ciclo de estudos especiais nesta área, com data prevista de encerramento para o próximo dia 01 de julho de 2020", lia-se na carta.

Contactado pela Lusa, o Ministério da Saúde e a ARS-Norte remeteram esclarecimentos para a administração do centro hospitalar que descreveu os passos que tem vindo a dar no sentido de garantir o funcionamento do equipamento, garantindo, ainda, que os exames estão a ser assegurados.

"Em setembro de 2019 foi aprovada a um elemento especializado da equipa, a frequência do Ciclo de Estudos em Neurofisiologia, no Centro Hospitalar Universitário de São João, tendo assegurado os custos de formação, e em outubro foi contratada uma técnica de neurofisiologia", descreve a administração do CHVNG/E.

Ainda no que diz respeito a recursos humanos, o CHVNG/E descreve que "em maio de 2020 foi solicitada pela médica que assegura a atividade a aposentação", mas aponta que "não existe ainda previsão de data de saída", ficando a situação "pendente na instituição de origem", ou seja, "a mobilidade de um médico especialista".

Henrique Moniz Costa também descrevia a existência de equipamentos avariados, nomeadamente "a câmara vídeo do único equipamento disponível no serviço para EEGs [eletroencefalografias]", a qual, referia o diretor interino "se encontra avariada há três anos, sem possibilidade de reparação pelo apoio técnico da marca", o que "impede que neste centro hospitalar se realizem exames a crianças com epilepsia de toda a região, limitando e condicionando os cuidados prestados".

Na resposta remetida à Lusa, a administração do CNVNG/E avança que "em fevereiro foi aprovada e encontra-se a decorrer a aquisição de equipamentos, devidamente enquadrados no plano de investimento" deste centro hospitalar, o qual sofreu "algum impacto decorrente do período pandémico associado à covid-19".

"Os exames estão a assegurados por um prestador externo, que realiza os mesmos nas instalações do CHVNG/E, não sendo necessária a deslocação de qualquer utente", descreve a administração, acrescentando que em 2019 foram efetuados 25 EEGs pediátricos e 13 em adultos.

Em causa está, lia-se na carta assinada por Henrique Moniz Costa, um laboratório capaz de realizar electroencefalogramas e eletromiografias, exames considerados "fundamentais para o diagnóstico e seguimento dos doentes com epilepsia e doenças do sistema nervoso periférico".

O diretor interino do Serviço de Neurologia do CHVNG/E referia que este laboratório é o "único" do género "integrado num hospital público atualmente em funcionamento desde a margem Sul do Douro até Coimbra", pelo que serve diretamente as populações de Gaia e Espinho e indiretamente as dos concelhos de Santa Maria da Feira, Ovar, Estarreja e Oliveira de Azeméis.

Segundo o responsável, este equipamento também serve as áreas da Neurocirurgia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.