Dança, teatro, escrita e reflexão no programa "Reclamar Tempo" do Teatro Municipal do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 29 mai 2020 (Lusa) -- Projetos nas áreas da dança, do teatro, envolvendo cruzamentos disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas, estão entre os 11 selecionados para o programa "Reclamar Tempo -- Pesquisa e Investigação Artística", hoje anunciados pelo Teatro Municipal do Porto.

Os projetos escolhidos são da autoria de Ana Renata Polónia (na área Dança/Cruzamentos Disciplinares), Flávio Rodrigues (Cruzamentos Disciplinares), Gil Delindro (Cruzamentos Disciplinares), Joclécio Azevedo (Dança/Escrita e Reflexão em Artes Performativas), Jorge Gonçalves (Dança), Luís Araújo (Teatro/Cruzamentos Disciplinares), Mafalda Banquart e Emanuel Santos (Teatro/Escrita e Reflexão em Artes Performativas).

Foram também selecionados os projetos de Maria Trabulo (Cruzamentos Disciplinares/Escrita e Reflexão em Artes Performativas), Rebecca Moradalizadeh (Cruzamentos Disciplinares/Escrita e Reflexão em Artes Performativas), Rogério Nuno Costa (Teatro/Escrita e Reflexão em Artes Performativas) e Vinicius Massucato (Teatro/Cruzamentos Disciplinares).

A primeira fase do programa coloca agora os 11 projetos e os 12 artistas selecionados, em trabalho de pesquisa e investigação, e deverá decorrer de junho a outubro deste ano.

A segunda fase está prevista para o primeiro trimestre de 2021, segundo o calendário previamente anunciado, e prevê uma residência artística e a partilha da pesquisa feita.

"Reclamar Tempo", anunciado no início de maio pelo Teatro Municipal do Porto, "é um programa de pesquisa e investigação", surgido no contexto de confinamento em resposta à pandemia de covid-19, com a preocupação de "aprofundar discursos artísticos na cidade", "resgatar tempo para investigar, solidificar ideias, gerar discurso e pesquisar práticas", que venham a ter impacto em futuras criações.

Com o programa, o Teatro Municipal do Porto, que engloba as salas do Rivoli e do Campo Alegre, visa incentivar o trabalho de investigação de artistas a residir ou a trabalhar no concelho, e reforçar "o apoio ao trabalho de pesquisa e investigação em áreas de criação como dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamento disciplinares, escrita e reflexão em artes performativas".

Para a coreógrafa Cristina Planas Leitão, um dos membros do júri, "a existência de programas que apoiem a investigação e a pesquisa artística é de extrema importância para enriquecer o tecido cultural da cidade e aprofundar discursos artísticos, permitindo uma velocidade de trabalho mais pausada e não somente focada na criação de um produto final".

A seleção das propostas foi feita por um júri composto pelo encenador Pedro Barreiro, programador do polo Rua das Gaivotas 6, de Lisboa, e pela dupla de artistas plásticos Daniel Moreira e Rita Castro Neves, além de Cristina Planas Leitão, assistente de programação do Teatro Municipal do Porto.

No total, foram apreciados 165 projetos de investigação. Para a seleção final, o júri guiou-se por "um conjunto de critérios, como a adequação da proposta ao contexto atual, perfil e percurso do candidato, a clareza e sistematização do projeto de pesquisa, e o fator inovador e potenciador de novos discursos artísticos".

PM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.