Incêndios: Seis concelhos de Bragança e Faro em risco muito elevado

Incêndios: Seis concelhos de Bragança e Faro em risco muito elevado
| Norte
Porto Canal com Lusa

Seis concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em causa estão os concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Loulé, Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim e Castro Marim (Faro).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo, Branco, Portalegre, Guarda, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança e Santarém em risco elevado.

Segundo o IPMA, pelo menos até ao fim de semana vai manter-se o risco de incêndio muito elevado em vários concelhos do continente.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Braga, Leiria, Lisboa e Setúbal sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, em especial no interior norte e centro, onde há condições para ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento em geral fraco, sendo temporariamente do quadrante leste até meio da manhã, soprando por vezes moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da manhã, e sendo por vezes forte nas regiões centro e sul a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma descida da temperatura máxima em alguns locais da faixa costeira ocidental.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 17 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 22 (em Portalegre e Lisboa) e as máximas entre os 27 (no Porto) e os 35 (em Braga e Santarém).

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.