Diocese de Vila Real cria Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis

Diocese de Vila Real cria Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Diocese de Vila Real anunciou esta quinta-feira a criação de uma Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis com o objetivo de receber eventuais denúncias e elaborar medidas de prevenção e apoio, assim como acompanhar as vítimas e agressores.

Na nota publicada no sítio oficial da Internet, a Diocese de Vila Real explicou que esta comissão é constituída por especialistas em psicologia, medicina, direito e teologia.

Além da finalidade de "escuta e receção de eventuais denúncias", a comissão fará ainda "a elaboração de medidas de prevenção e das modalidades de apoio e acompanhamento das vítimas e dos agressores".

A constituição da Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis "corresponde ao pedido pelo papa Francisco", na Constituição Apostólica em 09 de maio de 2019, para que as dioceses estabelecessem "dentro de um ano, um ou mais sistemas estáveis e facilmente acessíveis ao público para apresentar as denúncias".

"Neste momento é preciso coragem para assumir erros e corrigir faltas, tomando as medidas necessárias para erradicar este problema", destaca a diocese de Vila Real, liderada pelo bispo António Augusto Azevedo.

Citando ainda o papa Francisco, o organismo destaca que "este momento obscuro pode ser uma oportunidade para uma reforma de caráter histórico, para a Igreja se abrir a um novo Pentecostes e iniciar uma etapa de purificação e mudança que lhe outorgue uma juventude renovada".

"Em sintonia e comunhão com o Papa, não se pode esquecer uma palavra de reconhecimento à grande maioria dos sacerdotes que não só se mantêm fiéis ao seu celibato, mas se gastam ao serviço de um ministério que se tornou mais difícil pelo escândalo de poucos (mas sempre demasiados) dos seus irmãos", acrescenta.

A Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, que terá sede em Vila Real, é constituída pelo padre Sérgio Manuel Tomé Correia, como coordenador, pelo psicólogo José Carlos Gomes da Costa, pela médica Maria Goretti Martinho Rodrigues, e pelo advogado António Francisco Caseiro Marques.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.