Consórcio "Smart Heritage City" inclui Portugal e é finalista dos prémios ILUCIDARE

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 28 mai 2020 (Lusa) -- O projeto Smart Heritage City, programa europeu que tem por objetivo melhorar a gestão de centros urbanos históricos, desenvolvido conjuntamente por Portugal, França e Espanha, é um dos seis pré-selecionados para os Prémios Especiais ILUCIDARE, foi hoje anunciado.

O Consórcio ILUCIDARE, a Comissão Europeia e Europa Nostra anunciaram hoje os projetos pré-selecionados para a primeira edição dos Prémios Especiais ILUCIDARE 2020, que têm o apoio do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020, juntamente com o programa Europa Criativa.

"Estes projetos são exemplos notáveis de inovação e relações internacionais na área do património histórico por toda a Europa", destacam os organizadores, especificando que os dois prémios distinguirão um projeto em "inovação na área do património", e outro em "relações internacionais na área do património".

Assim, os selecionados em inovação na área do património foram o Smart Heritage City, França/Portugal/Espanha, o St. John's Bulwark, 's-Hertogenbosch, da Holanda, e o TYPA - Estonian Print and Paper Museum, Tartu, da Estónia, enquanto que os finalistas ao prémio para relações internacionais na área do património são os projetos Archaeology for a young future, de Itália e Síria, The Friends of Czech Heritage, do Reino Unido e The Oppenheim House, Wroclaw, da Polónia.

O projeto Smart Heritage City (SHCity) resulta de uma cooperação Europeia que desenvolveu uma solução tecnológica que visa melhorar a gestão de centros urbanos históricos.

Trata-se de uma tecnologia que ajuda os gestores dos monumentos na gestão e tomada de decisão, assim como na gestão do fluxo turístico.

Este estudo, financiado pela União Europeia, foi desenvolvido por um consórcio internacional composto por sete instituições de Espanha, França e Portugal, que incluem centros de investigação, universidades, fundações, institutos tecnológicos e autoridades municipais.

A tecnologia em causa está a ser testada na cidade espanhola de Ávila - os seus locais históricos valeram-lhe um lugar na lista de Património Mundial da UNESCO -, que necessita de preservar e de cuidar uma extensa área urbana e patrimonial, enfrentando uma crescente pressão turística.

Os seis projetos pré-selecionados vão inspirar a comunidade ILUCIDARE e encorajar os decisores políticos a apoiarem o património como uma área dinâmica e criativa, afirmam os organizadores.

Os dois vencedores dos Prémios Especiais ILUCIDARE 2020 -- um em inovação na área do património, e outro em relações internacionais na área do património -- serão anunciados no outono deste ano.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Licença da nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres suspensa pelo IMT

A licença da Pinker, nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres, foi suspensa pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) até serem prestados os esclarecimentos pedidos por esta entidade, disse este sábado à Lusa a fundadora do projeto.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.