Poiares Maduro afirma que prioridade dos fundos europeus é a competitividade internacional

Poiares Maduro afirma que prioridade dos fundos europeus é a competitividade internacional
| Economia
Porto Canal

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, afirmou hoje, em Paredes, que a prioridade dos próximos fundos europeus é apoiar projetos económicos que aumentem a competitividade internacional.

"Temos de apoiar a capacidade de transformação da economia para aumentar ainda mais a competitividade internacional", afirmou, apontando a indústria de mobiliário de Paredes como um bom exemplo do que se deve fazer.

Para o ministro, projetos como o 'Art On Chairs', de Paredes, recentemente distinguido com um prémio da União Europeia, evidenciam a capacidade de modernização de um setor tradicional, como a indústria de mobiliário.

Poiares Maduro esteve hoje naquele concelho do distrito do Porto para conhecer o projeto, que considerou "fantástico" e "um exemplo para muitas outros setores de atividade".

"Quero congratular o senhor presidente da câmara e as diferentes pessoas que estiveram envolvidas neste projeto, que honra muito Portugal, por ter sido considerado o melhor em matéria de fundos estruturais na União Europeia, mas sobretudo sinaliza aquilo que pretendemos para o futuro do nosso país em termos de competitividade económica", declarou o ministro.

Em declarações aos jornalistas, o governante insistiu que o futuro do país "passa muito por acrescentar valor aos recursos já existentes no território, através do 'design', inovação, aposta em termos da construção de marcas e promoção e comercialização internacional".

"O que se está a passar nesta região, numa atividade como o mobiliário, e os projetos deste tipo, que alavancam a transformação, são fundamentais e têm de ser reconhecidos por todos nós", observou ainda.

Poiares Maduro insistiu que a grande aposta do Governo "no próximo quadro financeiro de apoio é a competitividade e internacionalização da economia", para promover "o crescimento da capacidade exportadora do país, que tem tido", vincou, "uma transformação extraordinária".

"Portugal teve no último ano, pela primeira vez em 50 anos, um excedente da balança comercial. Isso é notável, mas ainda é insuficiente", observou ainda.

Renovando os elogios ao projeto 'Art On Chairs', que considerou "emblemático", o ministro destacou a capacidade que houve em Paredes de "juntar competências", envolvendo a câmara municipal, escolas, universidades e 'designers'.

Poiares Maduro, acompanhado do presidente da autarquia, Celso Ferreira, conheceu o troféu 'RegioStars 2014' que foi na segunda-feira atribuído a Paredes. Visitou também a empresa daquele concelho que produziu as cadeiras de Aníbal Cavaco Silva e Cristiano Ronaldo, duas das personalidades que foram convidadas a participar na iniciativa 'Duets',no âmbito do projeto de design de mobiliário 'Art On Chairs'.

Durante a visita, o presidente da câmara comunicou que hoje recebeu uma chamada do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a congratular o concelho de Paredes e os seus empresários de mobiliário pelo prémio atribuído por Bruxelas.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.