Tecto falso ruiu parcialmente na escola de Música do Conservartório Nacional

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 abr (Lusa) - O teto falso de uma sala de aula da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, ruiu parcialmente na quinta-feira por causa das infiltrações de água, disse à agência Lusa a diretora, Ana Mafalda Pernão.

"Por causa das infiltrações, porque tem estado constantemente a chover, os tetos falsos estão ensopados e ontem caiu um bocado do teto de uma sala. Já tinha caído outro antes", explicou a diretora, referindo que ninguém ficou ferido.

Atualmente, por causa do estado de degradação do edíficio e pela ausência de obras profundas, chove num corredor e em três salas, mas estas continuam a ser utilizadas por professores e alunos.

"Há uns buracos nos tetos falsos, mas as salas continuam a ser usadas. Não posso deixar de as usar, tenho todas a cem por cento", referiu a responsável pela escola, garantindo que os pais e encarregados de educação dos alunos estão ao corrente da situação.

Em dezembro passado, a Escola de Música do Conservatório Nacional angariou cerca de 12.000 euros numa maratona de 18 horas de música intitulada "O Conservatório sai à rua" e que convidava os lisboetas a verificarem no local o motivo das queixas da direção.

A escola de música do Conservatório Nacional funciona no antigo Convento dos Caetanos, construído no século XVII, e os problemas no edífício são antigos, sendo necessárias - segundo a direção - intervenções no telhado, insonorização das salas, recuperação das janelas, aquecimento, porta de entrada e espaço para os alunos poderem praticar a nível individual.

Ana Mafalda Pernão afirmou à Lusa que o Ministério da Educação tem conhecimento do estado atual do edifício, mas não obteve da tutela qualquer resposta.

A diretora não adianta qualquer valor de verbas necessárias para intervenções no edifício, porque nunca foi feito nenhum caderno de encargos.

Apesar do peso histórico do edifício e da reputação a ele associado, Ana Mafalda Pernão não excluiu a hipótese de uma mudança de espaço: "Se for uma coisa, nova, sólida, dentro de Lisboa. Não sei, é preciso um diálogo".

SS // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".