Sindicato diz que suspender notificações do selo do carro é "resposta possível"

| Política
Porto Canal / Agências

Redação, 18 jun (Lusa) -- O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, considerou hoje que a suspensão das notificações para pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) é "a resposta possível, no imediato", para resolver a confusão gerada nos serviços.

Em declarações à Lusa, o dirigente sindical lamentou que o Governo tenha avançado para "uma ação desta envergadura, sem conhecer a realidade dos serviços ao nível dos recursos humanos e de material".

Em causa está o envio, nas últimas duas semanas, de milhares de notificações aos contribuintes para pagarem o IUC (antigo selo do carro) de 2009, 2010 e 2011, que provocou o caos nos serviços.

A confusão levou o presidente da Autoridade Tributária a suspender, na segunda-feira, o envio de mais de 2,2 milhões de notificações que estavam preparadas para sair nas próximas semanas.

"A autoridade tributaria e aduaneira está, neste momento, numa completa rutura de quadros de pessoal e está com um problema gravíssimo a nível de informático", afirmou à Lusa Paulo Ralha.

O sindicalista defendeu, por isso, a necessidade de "reforçar o quadro de pessoal e o sistema informático", referindo que os funcionários da autoridade tributária estão a trabalhar com "computadores da pré-história".

"Sem ovos não se fazem omeletes e não se conseguem fazer cobranças com esta envergadura com os meios que temos e no curto período de tempo em que eles querem resolver a situação", frisou.

De acordo com o Ministério das Finanças, até às 17:00 de segunda-feira, cerca de 300 mil contribuintes no total já tinham efetuado o pagamento do IUC em falta e, só na segunda-feira, pagaram o IUC em falta cerca de 61 mil contribuintes.

PM (PPF) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.