Covid-19: Rússia regista mais de 9.400 casos nas últimas 24 horas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Moscovo, 23 mai 2020 (Lusa) -- A Rússia registou mais de 9.400 novos casos de infetados pelo novo coronavírus e 139 mortes por covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para um total de 335.882 contaminados e 3.388 óbitos, segundo dados oficiais.

Nas últimas 24 horas, o país somou 9.434 casos ao número de pessoas infetadas com a covid-19: vai no oitavo dia consecutivo com registos diários de novos infetados inferiores a 10.000.

Em Moscovo, epicentro da pandemia no país, detetaram-se 3.190 novos casos de coronavírus, o que eleva para um total de 161.397 infetados na capital russa.

Também em Moscovo morreram 67 pessoas por covid-19 durante as últimas 24 horas o que faz com que se registem na capital, até hoje, 1.934 óbitos.

Segundo a agência EFE, no dia 15 começou em Moscovo um programa de grande escala para detetar anticorpos na população.

No total, está prevista a realização de seis milhões de testes no âmbito de um estudo de seroprevalência, o que significa que metade da população da capital russa será testada.

Até ao momento, indicou hoje o chefe do departamento de Saúde de Moscovo, Alexéi Khripun, já se realizaram mais de 50.000 testes e, destes, 12,5% detetaram anticorpos da imunoglobulina G (IgG).

"Vemos que a proporção de moscovitas que desenvolveram imunidade ao novo coronavirus é comparável a algumas outras cidades do mundo", assinalou Alexéi Khripun.

A nível nacional, a responsável sanitária da Rússia, Anna Popova, disse que está previsto iniciar a realização de testes massivos de imunidade a partir do final de junho.

A responsável recordou que estes testes já são realizados em pessoal médico e, até ao momento, já foram testados 10.000 trabalhadores em 51 centros médicos do país.

Por outro lado, o diretor do Instituto Nikolái Gamaleya da Rússia, Alexandr Guintsburg, informou hoje que planeia iniciar a produção da uma vacina contra a covid-19 no final do verão.

O especialista assinalou que os ensaios preliminares da vacina em animais mostraram bons resultados e que espera poder solicitar a autorização para passar as provas clínicas para os humanos na primeira quinzena de junho.

 

IYN // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial