Info

Covid-19: Presidente da República diz que foi a Ovar para agradecer ao país

| Política
Porto Canal com Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconheceu hoje o esforço feito pela população de Ovar, durante a cerca sanitária, e elogiou a forma como o país tem vindo a lidar com a pandemia da covid-19.

"Vir a Ovar é como que agradecer aqui a todo o país e vir connosco todo o país agradecer a Ovar, porque foi um exemplo", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Chefe de Estado falava aos jornalistas após uma visita à empresa Flex2000, em Ovar, no distrito de Aveiro, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Marcelo disse que Ovar "é especial", não só porque foi a primeira cerca sanitária, como foi "a situação mais dramática", lembrando os telefonemas que recebeu de populares que tinham pessoas infetadas na família.

O Presidente da República enfatizou ainda a forma diferente como Portugal está a lidar com a pandemia, relativamente a outros países, adiantando que essa diferença "vai valer para o turismo, para o investimento, mas, vai valer sobretudo para a consideração das pessoas, lá fora e cá dentro".

O Chefe de Estado sublinhou ainda que o país "nunca deixou cair os braços", lembrando os empresários, gestores e centenas de milhares de trabalhadores que "lutaram e trabalharam em condições particularmente difíceis", mas realçou que "ainda vamos a menos de meio do caminho".

"Na saúde já vamos mais avançados, mas ainda não acabou. Na economia e na sociedade ainda há muito caminho para fazer. E fazendo-o deixamos o exemplo português no mundo", disse.

Questionado sobre a possibilidade de haver uma segunda vaga, o Presidente da República disse que "é bem possível" que a mesma possa acontecer no final do ano, mas sublinhou que o país está "muito mais bem preparado".

"Chefes de estado e chefes de governo admitem isso, especialistas admitem isso. Nenhum de nós tem certezas. Agora, o que sabemos é que estamos muito mais bem preparados para um segundo surto", afirmou.

+ notícias: Política

PCP avisa que não vai apoiar propostas de Orçamento do Estado que passem pela austeridade

O Secretário-Geral do PCP disse que "está nas mãos do PS impedir que o Governo caia". Em entrevista ao DN, Jerónimo de Sousa avisou António Costa que não vai apoiar propostas de Orçamento do Estado que envolvam medidas de austeridade.

Marcelo "ainda não se disponibilizou totalmente" para recandidatura presidencial - Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que os sociais-democratas "a seu tempo" tomarão uma posição sobre as presidenciais, argumentando que Marcelo Rebelo de Sousa "ainda não se disponibilizou totalmente" para uma recandidatura.

Covid-19: Marcelo elogia Rio pela atuação "exemplar" como líder da oposição durante a crise

O Presidente da República (PR) elogiou hoje o "líder da oposição e candidato a primeiro-ministro", Rui Rio (PSD), pela atuação "exemplar" de colocar "o interesse nacional à frente do partidário" na crise da covid-19, dando "ao país uma força" inimaginável.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.