Carlos Sá confiante em atingir o "top-10" na Maratona das Areias

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 abr (Lusa) -- O português Carlos Sá ambiciona um lugar no top-10 na sua quarta participação na Maratona das Areias, entre domingo e 12 de abril, e conseguir um lugar entre os três melhores não africanos.

Carlos Sá é um dos seis portugueses que partiu hoje para a 29.ª edição da corrida de 240 quilómetros no deserto do Saara, distribuídos por sete dias, e que conta com o maior número de inscritos de sempre (1.044 participantes).

Com mais participantes, que Carlos Sá atribui à integração da prova no circuito mundial, o ultramaratonista natural de Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, espera "uma maior qualidade" dos adversários.

O português assume não estar na sua melhor forma, uma vez que a sua preparação esteve longe de ter sido a ideal, por ter estado a recuperar de uma lesão sofrida no ano passado.

"Estou há três semanas a trabalhar bem, estou a sentir-me muito bem. Não estou na minha melhor forma, mas estou seguro de que estou em condições para lutar neste 'top-10'", salientou Carlos Sá, em declarações à agência Lusa.

Na edição anterior, o ultramaratonista foi sétimo, muito por culpa de vários condicionantes, por se tratar de uma competição que "vai para além do que é tradicional".

"Não basta estar no melhor momento físico porque em sete dias de prova muita coisa pode acontecer, temos de ter alguma sorte e ser inteligente na forma que se vai abordando etapa a etapa".

Carlos Sá assumiu que o seu conhecimento da prova é fundamental, por lhe permitir ter "outra abordagem aos pequenos grandes pormenores", como as condições a que estão sujeitos até ao peso da mala.

Numa prova que lhe é "muito especial", o português reconheceu a necessidade de a prova lhe correr "de feição", para atingir o pódio nos não africanos, algo que o deixaria "muito satisfeito".

A 29.ª Maratona das Areias decorre no deserto do Saara, numa prova com 240 quilómetros distribuídos por seis etapas, entre domingo e 12 de abril, sendo que a última tirada não tem reflexos na classificação.

Carlos Sá, de 41 anos, venceu em 2013 a Badwater, a emblemática ultramaratona norte-americana no Vale da Morte.

JPZR/JP // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).