Bolsa de Lisboa em baixa em contraciclo com mercados europeus

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 abr (Lusa) - O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava hoje de manhã em baixa, a descer 0,73%, em contraciclo com as principais bolsas europeias.

Cerca das 09:20, o PSI20 estava a descer 0,73% para 7.658,05 pontos, com 14 ações a negociarem em terreno negativo, apenas quatro a subir e duas estáveis.

As ações da EDP, PT e BPI eram as que registavam maiores descidas, estando a cair 3,48%, 1,28% e 1,26%, respetivamente.

As cotações da EDP, PT e BPI estavam a 3,185 euros, 3,09 euros e 1,96 euros, respetivamente.

Em contrapartida, as ações da Teixeira Duarte e dos CTT eram as que maiores subidas registavam, estando a subir 2,43% e 0,85%, respetivamente.

Os 'papéis' da Teixeira Duarte e dos CTT estavam a 1,14 euros e a 8,181 euros.

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje em alta, depois de o Banco Central Europeu, que manteve pelo quinto mês consecutivo inalterada a taxa de juro, ter assegurado a compra de dívida para atalhar o perigo da deflação.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,3697 dólares, depois de ter terminado a 1,3716 dólares na quinta-feira.

A referência da sessão de hoje e que pode condicionar o comportamento no final do dia é a divulgação dos dados do desemprego em março nos Estados Unidos.

Na quinta-feira, o BCE manteve pelo quinto mês consecutivo a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,25%, apesar da queda da inflação na zona euro.

No entanto, o presidente da instituição, Mario Draghi, assegurou que adotaria outras medidas, como a da compra de dívida, para lutar contra uma eventual deflação na zona euro.

O Eurostat anunciou na segunda-feira que a taxa de inflação da zona euro atingiu 0,5% em março, ou seja um quarto do valor de 2% que é o objetivo do BCE.

A última alteração da taxa de juro do BCE ocorreu a 07 de novembro, quando esta caiu de 0,50%, para o mínimo histórico de 0,25%.

Além da evolução das tensões políticas entre a Rússia e a Ucrânia, os mercados também estão atentos à tensão entre a Coreia do norte e a do Sul.

O barril de petróleo Brent, para entrega em maio, abriu hoje em alta, a cotar-se a 106,25 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,10 dólares do que no encerramento da sessão anterior.

MC // ATR

Lusa/ Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.