Washington revela identidade de presos de Guantánamo detidos por tempo indeterminado

Washington revela identidade de presos de Guantánamo detidos por tempo indeterminado
| Mundo
Porto Canal

Washington revelou, esta segunda-feira, o estatuto dos 166 detidos da base de Guantánamo (Cuba), entre os quais 48 sujeitos a detenção por tempo indeterminado, apesar de as autoridades não terem intenção de os julgar.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, estes 48 detidos (26 iemenitas, 12 afegãos, três sauditas, dois kuwaitianos, dois líbios, um queniano, um marroquino e um somali) não podem ser libertados por representarem um grave perigo para a segurança nacional, nem julgados face à ausência de provas suficientes.

Dois desses homens, ambos de nacionalidade afegã, já morreram: um cometeu suicídio e outro morreu de ataque cardíaco.

O estatuto de "detido indefinido" foi estabelecido pelo Congresso dos Estados Unidos, em 2001, como um tipo de prisioneiro de guerra.

A lista, de 15 páginas, que revela, pela primeira vez, detalhes sobre os prisioneiros de Guantánamo, foi divulgada na sequência um pedido, sustentado na Lei de Liberdade de Informação, apresentado pelos diários The New York Times e Miami Herald, incluindo também as identidades de 86 detidos suscetíveis de serem transferidos para países terceiros e eventualmente libertados.

A lista, compilada por uma equipa designada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, em 2010, inclui também as identidades dos 104 dos 166 detidos que aderiram à greve de fome em forma de protesto contra o 'limbo' em que se encontram na base de Guantánamo.

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.