José de Mello prepara venda de participação de 2,59% na EDP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 abr (Lusa) -- A José de Mello Energia anunciou hoje que vai vender 2,59% do capital social da EDP -- Energias de Portugal, numa operação dirigida a investidores qualificados, reduzindo para cerca de 2% a sua participação na elétrica.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a José de Mello Energia explicou que pretende alienar 94.787.697 ações representativas de cerca de 2,59% do capital da empresa liderada por António Mexia, através de um processo de accelerated bookbuilding dirigido exclusivamente a investidores qualificados.

A 'holding' detida pela família José de Mello é atualmente o quarto maior acionista da EDP, com 4,60% do capital, depois da China Three Gorges (21,35%), Capital Group Companies (10,13%) e Oppidum (7,19%), e prepara-se para ficar com cerca de 2%.

O Caixa-Banco de Investimento, o Espirito Santo Investment Bank e o Millennium Investment Banking são as instituições que vão intermediar esta operação.

A José de Mello estabeleceu um acordo com os bancos de que não irá alienar mais ações da eléctrica no prazo de 90 dias a contar da data de liquidação da oferta.

Os termos finais da oferta serão anunciados após a conclusão do processo que deverá ocorrer na sexta-feira, adiantou a empresa em comunicado.

Na terça-feira, a EDP anunciou que a espanhola Iberdrola Energia reduziu a sua posição na elétrica portuguesa, de 2,90% para 1,58% do capital social.

JNM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.